O atacante holandês Patrick Kluivert rompeu o silêncio dos últimos dias e afirmou que o belga Lorenzo Staelens chamou-o de estuprador durante o incidente que envolveu a expulsão dele na partida entre Holanda e Bélgica, no último sábado, em Saint-Dennis. Após uma discussão entre os dois Kluivert deu uma cotovelada no peito de Staelens e foi expulso. Pelo ato, o atleta foi suspenso por dois jogos pela Fifa.
O jogador do Milan revelou os detalhes do incidente em uma conversa íntima com amigos, segundo revelou ontem a imprensa holandesa. ‘‘Estou acostumado que, dentro de campo, me chamem de negro, o que já não é muito agradável. Mas me xingar de estuprador foi uma ofensa aquém dos limites. Não consegui me controlar’’, disse o holandês.
Kluivert e mais três amigos foram acusados de estuprar uma jovem de Amsterdã no ano passado e a revelação tornou-se manchete na imprensa holandesa durante meses. Por falta de provas, o tribunal da cidade decidiu arquivar o processo contra o jogador. Além disso, Kluivert foi condenado a prestar 240 horas de serviços comunitários por ter atropelado e matado um homem num acidente de carro. A Associação Holandesa de Futebol enviará carta à Fifa pedindo que reconsidere a suspensão de Kluivert.
Coréia do Sul Após a derrota de 3 a 1 para o México, no último sábado, a equipe da Coréia do Sul treina intensamente visando a próximo jogo diante da Holanda, sábado, em Marselha. O técnico coreano, Cha Bum-kum disse que está tentando reanimar a sua equipe que, segundo ele, sofreu um golpe muito forte na partida contra o México.
Bélgica Na seleção da Bélgica, o capitão da equipe, Fkanky Van der Elst, é a grande dúvida da equipe que enfrenta o México no dia 21, em Bordeaux. Franky abandonou os treinamentos de ontem sentindo fortes dores na virilha. Os médicos disseram que o jogador deve ser submetido, hoje, a exames que poderão avaliar a gravidade da lesão.
México A seleção mexicana acredita que a grande arma para derrotar a Bélgica é a inteligência. O meia Jésus Aureliano considera a equipe belga um time forte. ‘‘Para vencermos a Bélgica, que é uma equipe muito experiente, teremos de criar jogadas inteligentes.’’
O jogador, que defende o Guadalajara, disse também que a vitória de 3 a 1 sobre a Coréia do Sul deu moral à equipe e que o resultado transmitiu confiança ao grupo, que espera conseguir mais três pontos e a classificação para a segunda fase. O meia, que entrou no segundo tempo na partida diante da Coréia, é a única alteração da equipe para a partida frente a Bélgica. Aureliano deve substituir Jaime Ordialez.