São Paulo - A seleção brasileira disputa hoje seu primeiro jogo após a conquista da Copa América. O time comandado por Dunga enfrenta a Argélia, às 13h30 (de Brasília), em Montpellier, na França, iniciando a preparação para as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da África, em 2010. A grande atração do jogo de hoje é o retorno dos meias Kaká e Ronaldinho Gaúcho, que não disputaram a Copa América da Venezuela.
  Mas, da mesma forma que aconteceu após o Mundial da Alemanha, os dois meias terão que mostrar qualidade para reconquistar seu espaço na seleção. No único treino realizado antes do amistoso, ontem, Dunga manteve o time base que conquistou o título na Venezuela.
  O goleiro da equipe considerada titular foi Doni, que defendeu o gol brasileiro na Venezuela, e a defesa foi composta por Maicon, Alex Silva, Naldo e Kléber. O meio campo continuou com três volantes – Josué, Mineiro e Elano – e Júlio Baptista. No ataque, a dupla Robinho e Vágner Love também foi mantida. ‘‘São jogadores que renderam conosco na Copa América. Lá pudemos ver a forma como eles jogam’’, argumentou Dunga, referindo-se a sua aparente preferência pelo grupo que reuniu em julho.
  A equipe suplente escalada no treino de ontem teve outra novidade. Devido ao corte de última hora de Gilberto, a seleção precisou utilizar um jogador de um time local para atuar entre os reservas, que venceram o coletivo por 3 a 0. Os gols foram marcados pelo atacante Rafael Sobis e pelos zagueiros Thiago Silva e Miranda.

  Desfalques – O zagueiro londrinense Naldo, do Werder Bremen, da Alemanha, terá mais uma oportunidade de começar atuando em um jogo da seleção brasileira. Ele foi titular no empate com a Inglaterra, em Londres. O zagueiro lamentou as contusões sofridas pelos defensores da equipe para a partida. ‘‘É claro que ficamos chateados com isso tudo, já que todos que são convocados ficam ansiosos para participar de uma partida pela seleção brasileira’’, disse.
  Naldo justificou que os defensores sempre estão mais expostos à lesões que atletas de outras posições. ‘‘A posição de zagueiro realmente é muito exposta às contusões, pois estamos sempre em constantes choques com outros jogadores, além de precisar muito da impulsão. Tornozelos e joelhos de zagueiros sofrem como de nenhum outro jogador em campo’’, afirmou.

  Capitão – Com as ausências de Juan e Gilberto Silva, o técnico Dunga ainda não sabe quem vai nomear como capitão da seleção. Os dois atletas ausentes vestiram a braçadeira durante a disputa da Copa América, na Venezuela. ‘‘Vamos conversar hoje à noite (ontem) para decidir quem vai ocupar a vaga’’, disse Dunga, que aproveitou para comentar a ausência do zagueiro da Roma. ‘‘Fico feliz em perceber que o Juan virou um líder na seleção. Nós vamos ter que superar as ausências e jogar bem’’, declarou.
  Dunga se mostrou informado sobre o rival desta quarta-feira. ‘‘(A Argélia) é um time com muita qualidade, que tem jogadores que atuam em clubes europeus como a Espanha e a França’’, declarou o treinador. A principal referência do rival de hoje vem do amistoso disputado contra a Argentina. Até por isso, Dugna apresentou aos jogadores um vídeo com lances do jogo em que a Argélia foi derrotada pela Argentina por 4 a 3, disputado no dia 5 de junho, em Barcelona.

EM MONTPELLIER

Brasil
Doni; Maicon, Alex
Silva, Naldo e Kléber; Mineiro, Josué, Elano
e Júlio Baptista;
Robinho e Vágner Love.
Técnico: Dunga

Argélia
Lounès Gaouaoui; Mohamed Meftah, Madjid Bougherra, Ismaül Bouzid, Samir Zaoui e Abderaouf Zarabi; Chadli Amri, Anthar Yahia, Karim Ziani e Yacine Bezzaz; Rafik Saifi.
Técnico: Jean-Michel Cavalli
Árbitro: Não divulgado
Estádio: Stade de La Mosson
Horário: 13h30 (de Brasília)

mockup