Rio - Kaká está de volta à seleção brasileira. Afastado do grupo desde a eliminação na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, ele foi convocado nesta quinta-feira pelo técnico Mano Menezes para os amistosos que o Brasil fará contra o Gabão e o Egito em novembro. Junto com o astro do Real Madrid, foram chamados outros 22 jogadores, todos de clubes estrangeiros, para não prejudicar os times na reta final do Brasileirão.
Após o Mundial de 2010, quando era a principal arma do time do técnico Dunga, Kaká foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo e só retornou aos gramados no início deste ano. Mas, ainda fora da melhor forma, ele não conseguiu reeditar as suas melhores atuações no primeiro semestre. O cenário mudou agora, na nova temporada europeia, quando o astro brasileiro vem reconquistando seu espaço no Real Madrid.
Diante da boa fase que vive no Real Madrid, Kaká foi convocado pela primeira vez pelo técnico Mano Menezes. Assim, ele defenderá a seleção brasileira nos amistosos contra o Gabão, em 10 de novembro, na cidade de Libreville (capital do país), e contra o Egito, quatro dias depois, em Doha, no Catar. E também retoma o projeto de disputar em 2014, no Brasil, a Copa do Mundo pela quarta vez consecutiva na carreira.
''Um retorno em função do que aconteceu nos últimos meses. Sempre disse que, quando o Kaká voltasse a ter boa produtividade e atuações deste nível, ele voltaria para a seleção. É uma boa oportunidade para isso acontecer'', disse Mano. ''Após a Copa, o Kaká passou por uma cirurgia e teve um retorno um pouco mais demorado. Mas a consciência estava bem afinada para saber como e quando seria a volta. O momento chegou.''
Com 29 anos, Kaká volta à seleção para servir como referência no renovado time que Mano Menezes está tentando montar, assim como o treinador fez recentemente com a convocação de Ronaldinho Gaúcho. ''Penso no Kaká como no Ronaldinho. Preciso de jogadores com trajetória na seleção e que possam dividir responsabilidades. Essa questão de ser referência depende do papel que cada um assume e é importante que eles assumam'', explicou.
Novidades
Além da volta de Kaká, outro destaque da convocação de Mano Menezes foi a ausência de jogadores que atuam no Brasil, justamente para não prejudicar os clubes no Brasileirão. Dessa forma, nomes certos como Neymar e Ronaldinho Gaúcho não estarão nos amistosos contra Gabão e Egito, o que também abre a oportunidade para mais testes no grupo. Assim, a lista anunciada nesta quinta-feira trouxe alguns novatos.
Entre as novidades, dois jogadores que passaram recentemente pelo Corinthians: os meias Willian, atualmente no Shakhtar Donetsk (Ucrânia), e Bruno César, que está no Benfica (Portugal). O também meia Dudu, revelado pelo Cruzeiro e já negociado com o Dínamo de Kiev (Ucrânia), e o lateral-esquerdo Alex Sandro, vendido pelo Santos para o Porto (Portugal), são outras duas novas apostas do treinador da seleção brasileira.
Mano também voltou a descartar a convocação do zagueiro Lúcio, ex-capitão da seleção brasileira - Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea) e Luisão (Benfica) foram os nomes chamados para a zaga. Já o goleiro Júlio César, que se lesionou na última quarta-feira em jogo da Inter de Milão, também acabou ficando fora da lista, assim como o atacante Robinho, que voltou recentemente de contusão no Milan.
Já o londrinense Fernandinho, do Shakhtar, novamente foi convocado.

Imagem ilustrativa da imagem Kaká é chamado pela primeira vez por Mano
mockup