Justiça francesa pode barrar participação da equipe BAR
Magny-Cours - Hoje, às nove horas, uma reunião no fórum de Nevers, cidade distante 20 quilômetros do circuito, decidirá o futuro da equipe BAR no GP da França. Os seus três carros foram trancados ontem nos caminhões da própria escuderia britânica e selados por ordem da Justiça francesa. A empresa de marketing esportivo canadense PPGI, representada na França pela France-Corbeil, reclamou na Justiça o direito de receber US$ 3,5 milhões de comissão por ter intermediado o contrato de patrocínio com a Tele Globe, companhia de telecomunicações.
A decisão só não foi tomada na prova de Montreal, há cerca de três semanas, porque afetaria a participação do ídolo local, Jacques Villeneuve, na sua corrida de casa. O custo para a imagem da empresa seria grande demais. Mas a França está um pouco longe e a legislação local parecer proteger mais os autores da ação em casos semelhantes.
Ano passado a Arrows não disputou o GP da França porque a Cosworth alegou, com razão, não ter recebido o dinheiro referente ao leasing dos seus motores. David Richards, chefe da BAR, não quis comentar o desgaste vivido por sua equipe, 5 colocada entre os construtores, com 13 pontos.
A Tele Globe patrocinou a BAR em 1999 e 2000, quando a equipe era administrada por Craig Pollock, empresário também de Jacques Villeneuve, figura sempre presente no ambiente da organização. O mesmo Craig que concordou em pagar ao piloto US$ 20 milhões, este ano, último do contrato. Ele fica com cerca de 12% do arrecadado por Villeneuve. O canadense conseguiu até agora três pontos diante de dez do companheiro, Jenson Button, apesar de não se poder cobrar dele maior dedicação. (A.E.)





