Rio - O triatleta paranaense Juraci Moreira terá que levantar cedo hoje de sua cama na Vila Pan-Americana, no Rio de Janeiro. Mas será por um bom motivo. A largada para a prova de triatlo masculina está marcada para às 8 horas, na praia de Copacabana. A prova terá 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
Além de Juraci, a equipe masculina brasileira é formada por Antônio Marcos da Silva e Virgílio de Castilho. Um total de 37 atletas disputarão a prova masculina. Entre 18 os países que competirão na prova, oito terão suas equipes completas, com três homens componentes cada.
Os principais rivais dos brasileiros são os atletas norte-americanos e canadenses. Os Estados Unidos inscreveram sua equipe principal com Andy Potts, Jarrod Shoemaker e Brian Fleischmann. Considerado maior favorito à medalha de ouro, o canadense Paul Tichelaar, venceu o Campeonato Pan-Americano, disputado em junho de 2006, em Brasília. Completam a equipe Kyle Jones e Brent MacMahon.
Mesmo com todas as dificuldades, Juraci Moreira está empolgado para sua primeira participação em um Pan-Americano - ele já disputou duas olimpíadas, em Sidney e Atenas. ''Espero que esteja bem preparado para fazer a prova da minha vida'', ressaltou o paranaense.
Feminino - Logo após o término da prova masculina, será a vez das mulheres brigarem pela medalha de ouro. Exatamente 30 atletas de 15 países diferentes irão competir no triatlo feminino nos Jogos Pan-Americanos, com início previsto para às 10 horas. A maioria dos países, porém, não competirá com suas equipes completas, ou seja, três integrantes.
Assim como na prova masculina, entre as mulheres a equipe canadense é uma das favoritas ao título. A principal competidora é Kathy Trembay, vencedora do Campeonato Pan-Americano, em 2006, em Brasília.
Os Estados Unidos também competirão com suas principais atletas. O Brasil, que também lutará pela medalha de ouro, também inscreveu a seleção principal, formada por Mariana Ohata, Sandra Soldan e Carla Moreno.

mockup