O judô feminino do Paraná ganhou o título da modalidade nos Jogos da Juventude Brasileiros, encerrada ontem em Porto Alegre. A equipe terminou a competição com três medalhas de ouro. Maria Paula Pereira conquistou a categoria peso médio, até 66 quilos. Maria Paula começou lutando com a catarinense Talita Franciele. Na semifinal passou pela carioca Taissa Barros e, na final, venceu Fabiana Grossi, de São Paulo.
Na meio-pesado, até 74 quilos, Marília Campos assegurou o título ao superar na final a paulista Cristina Takayama. Antes, Marília venceu Marcia Vieira, do Rio Grande do Sul, Rubinella Carvalho, do Amazonas e Mirella Cortez, do Rio de Janeiro. A terceira de ouro foi conquistado por Silmara Vedovelli, na categoria peso pesado. Silmara despontou como favorita já na primeira luta, ao vencer a catarinense Patricia Zucki. Logo em seguida foi a vez da rondoniense Michele Carmo cair no tatame. Na final Silmara derrotou Linda Calderaso, do Rio de Janeiro.
As equipes paranaenses ficaram com a medalha de prata nas disputas do handebol dos Jogos da Juventude do Brasil, em Porto Alegre. Os dois jogos foram contra Santa Catarina, na quarta-feira. A primeira final foi a do feminino com a vitória catarinense por 22 a 21..
A equipe paranaense teve seis jogadoras convocadas para a seleção brasileira: juvenil - Joice Duarte (Curitiba), Rosângela Cristina da Silva (Cambé), Liege Zancanaro ((Cascavel) e Adriana Moraes Francisco (Cascavel); cadete - Flávia Cristina Schwinn (Cascavel) e Tatiana Moraes (Matelândia).
Além das convocações para seleção brasileira, a equipe paranaense teve a armadora direita Adriana eleita como a melhor da posição dentro dos Jogos da Juventude.
Na decisão do masculino o equilíbrio foi a marca, assim como no primeiro confronto entre as equipes, realizado na última rodada da primeira fase. No primeiro tempo, o Paraná esteve sempre à frente no marcador, chegando a abrir vantagem de três gols. Ainda no primeiro tempo, Santa Catarina encostou no marcador, fechando em 10 x 9. O início de segundo tempo dos paranaenses foi bastante fraco. Em menos de dois minutos Santa Catarina já estava à frente no marcador, abrindo vantagem de dois gols. O marcador final apontou a vitória catarinense por 25 x 21.

mockup