Judô, caratê e handebol têm dia dourado
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de agosto de 2003
Agência Folha 
Santo Domingo - O judô brasileiro conquistou ontem a sua quinta medalha de ouro no Pan de Santo Domingo. No último dia de competições da modalidade, Daniel Hernandes, 24 anos, subiu ao lugar mais alto do pódio depois de bater o haitiano Joel Brutus na final da categoria dos pesados (mais de 100 quilos).
Se não alcançou a meta dos cartolas do esporte, que esperavam premiações para os 14 atletas da equipe, o judô vai contribuir, e muito, para o cada vez mais provável recorde de medalhas de ouro da história do Brasil. O país ganhou cinco ouros com seus judocas, ou quase um quarto de todas premiações desse tipo ganhas pelo país até agora.
Além disso, conquistou uma prata e quatro bronzes. Foi o segundo melhor desempenho do esporte em Pans - em 1987, foram 12 medalhas, com cinco ouros. Já em Winnipeg o desempenho havia sido bem mais modesto -também foram dez pódios, mas só um de ouro.
Caratê A carateca Lucélia de Carvalho, 25, tornou-se ontem a primeira brasileira a ser campeã em uma modalidade individual em duas edições consecutivas do Pan. Para isso, como ela própria definiu, sua maior adversária foi ''ela mesma'', ou, mais especificamente, uma de suas pernas.
Por conta de uma lesão em sua perna esquerda, por duas vezes - na semifinal e na decisão -, Lucélia quase perdeu a chance de ser campeã. Ela só disputou a final depois de ter tomado uma injeção para combater a dor.
''Não lutei pensando nisso (na marca de dois ouros consecutivos). Aliás, fiquei sabendo apenas no domingo (retrasado), ainda em São Paulo, que poderia ser a primeira bicampeã, assistindo a um programa de TV'', comentou Lucélia, após derrotar ontem na final a peruana Molly Sanchez, por decisão unânime.
Ontem, o caratê rendeu ao Brasil mais três medalhas: uma prata, com Nelson Bittencourt, e dois bronzes, com Sidirley Souza e Emmanuel Santana. No dia anterior, a modalidade já havia rendido dois bronzes, com os katas (demonstração individual). No total, foram seis medalhas. No Pan de Winnipeg-99, haviam sido oito medalhas: um ouro, quatro pratas e três bronzes.
Handebol feminino Não teve o mesmo sabor da conquista da véspera, mas também valeu o ouro. Assim como já tinha feito a seleção masculina de handebol, a feminina superou a Argentina, 40 a 15, e ficou com o primeiro lugar no Pan, repetindo o feito dos Jogos de Winnipeg-99. Com o resultado, assegurou a vaga para a Olimpíada de Atenas.
Natação O londrinense Diogo Yabe terminou em sexto lugar ontem na final da natação nos 400m medley. Outro brasileiro, Thiago Pereira levou o bronze com 4min19s89. Os dois primeiros lugares foram dos norte-americanos Robert Margalis (ouro) e Eric Donnelly (prata), respectivamente, com 4min19s09 e 4min19s65. ''Foi paulada essa prova. Eu não gosto de disputar. Só é bom quando acaba'', afirmou o nadador, se referindo a troca de quatro estilos (borboleta, costas, peito e livre).
A brasileira Mariana Brochado ficou com o bronze na final dos 200m livre ao cravar 2min02s08. Essa é a segunda medalha da nadadora nesses Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. A outra brasileira na final, Monique Ferreira, terminou em quinto (2min02s26). O ouro foi para a norte-americana Dana Whitney Vollmer (1min59s80) e a prata para sua compatriota Colleen Anne Lanne (2min01s98).


