A primeira vitória fica marcada para sempre na carreira de um atleta. Imagine então se o primeiro triunfo for logo numa das mais provas mais difíceis e concorridas do País. Foi assim que começou a trajetória da pequena Perla Moreira, de Astorga (Norte), campeã da prova feminina dos 400 metros da São Silvestrinha, realizada no dia 27 de dezembro, no Ibirapuera, em São Paulo.
Antes da São Silvestrinha, a astorguense de 14 anos, que treina desde os 12, havia conseguido resultados expressivos apenas em provas locais. Tanto que cruzar a linha de chegada na capital paulista em primeiro lugar foi uma grata supresa para a pequena campeã. ''Treinei muito, mas não esperava ganhar, pois tinha muitos atletas bem preparados'', conta ela.
Elogiada por organizadores da prova paulista, a atleta paranaense faz planos agora para crescer na carreira de corredora. ''Quero ser uma atleta famosa e um dia disputar um Pan-Americano'', vislumbra Perla, que também pensa em retribuir o apoio da família. ''Quero ajudar a minha família a sair do aluguel'', diz.
Perla treina na Escolinha de Atletismo do Departamento de Esportes e Lazer da Prefeitura de Astorga, que atende cerca de 500 crianças. Essa foi apenas a primeira vez que Perla correu uma prova fora do Paraná. E para conquistar sua primeira vitória de destaque, ela teve que superar mais de 50 atletas de todas as partes do Brasil. Cerca de 2 mil crianças, entre 6 e 15 anos, participaram da corrida.
Além da astorguense, o Paraná ainda teve outro destaque. A curitibana Adrielly de Oliveira subiu ao lugar mais alto do pódio na prova dos 600 metros.

mockup