O idealizador do Futebol 7 na região é o carioca Fabner Oliveira, presidente da Liga Londrina Fut 7. Ele conta que a modalidade é popular nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. "Ela existe no Brasil desde 1987. Mas em Londrina é uma novidade, que trouxemos em 2016. Hoje organizamos o Campeonato Intermunicipal de Futebol 7, que possui 40 equipes.
Trabalhamos para que a modalidade possa exportar novos e experientes atletas para o futebol profissional", explica ele, que se mudou para Londrina em busca de mais qualidade de vida. Oliveira ressalta que o Fut7 possui jogos mais leais que o futebol tradicional. "Não são permitidos os carrinhos (lance em que o jogador se atira no chão em disputa pela bola), cada time só pode cometer cinco faltas por período. A ideia é que a partida flua e a violência seja minimizada. Por causa da organização, a modalidade cresce e atrai muitas pessoas."

Ligada à Federação Paranaense de Futebol 7, o Intermunicipal oferece duas vagas para o Paranaense de 2017. "A nossa liga banca a participação das duas equipes no estadual. Além disso, queremos trabalhar junto ao Londrina. A intenção é organizar uma seleção aqui e, nas cores do LEC, representar a cidade em campeonatos nacionais. Jogos são transmitidos, inclusive, por canais de televisão", detalha. (P.M.)

mockup