Jogadores superam barreiras
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de novembro de 2001
Alexandre Palmar<br> De Foz do Iguaçu 
A delegação de Londrina foi a campeã da 15ª Olimpíada Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e Instituições Especializadas, encerrada ontem em Foz do Iguaçu. A conquista foi considerada pelos organizadores como mais uma etapa da competição onde seus quase 1,2 mil participantes, de 27 delegações, mostraram capacidade de superação nas 11 modalidades disputadas desde sexta-feira.
Londrina foi campeã no atletismo (feminino e masculino), basquete (feminino e masculino), futebol (masculino) e natação (feminino). A delegação de Curitiba obteve o segundo lugar na classificação geral, sendo campeã em handebol (masculino), ginástica ritmica (feminino) e capoeira. Pato Branco obteve o terceiro lugar, com medalhas de prata em atletismo (feminino), basquete (feminino), tênis de mesa (feminino), xadrez (misto) e fustal (masculino).
O desempenho dos atletas emocionou quem participou ou acompanhou os jogos - independente de ser parente ou torcedor. ''Já ganhei muitas provas, mas o mais importante, com certeza, é competir e participar'', resumiu a atleta Cristina Alves dos Santos, 30 anos, de Londrina. ''Coleciono centenas de medalhas desde quando comecei a praticar esportes, ainda pequena'', contou Cristina.
A 15ª Olimpíada Estadual serviu como seletiva para a Olimpíada Brasileira das Apaes e Instituições Especializadas de 2002, que deve ser realizada em Feira de Santana-BA. ''Com base no desempenho dos jogadores, iremos montar as seleções do Paraná em diferentes modalidades'', informou Edson Luiz Martinussi, professor e coordenador estadual das Apaes no Estado.
A classificação final teve Londrina em primeiro, com 119 pontos, seguida de Curitiba, com 78, e Pato Branco, com 53 pontos.


