São Paulo, 29 (AE) - Terminada a primeira fase do Campeonato Paulista, três jogadores da Portuguesa comemoram o bom entrosamento com a equipe - que já tinha uma base estruturada desde 1998 -, e a adaptação ao torneio regional mais disputado do País. O atacante Bentinho voltou à Lusa depois de sete anos e confirmou a fama de artilheiro, marcando oito gols. O meia Marquinhos foi contratado do Colo Colo a pedido do técnico Nelsinho Baptista e só saiu do time quando estava suspenso, assim como o zagueiro Tinho, que, pela primeira vez na carreira, disputa o Paulista.
Para Marquinhos, apesar de passar quatro partidas sem vencer, a equipe conseguiu recuperar o desempenho do início da competição. "Não atingimos o objetivo de ficar em primeiro, mas impusemos a nossa técnica no fim da fase de classificação", comentou. Ele acredita que o sucesso da Lusa no Paulista vai depender das partidas contra equipes de menor expressão. "Devemos estar motivados em todos os jogos, independentemente do grau de dificuldade."
O atacante Bentinho, que, na estréia da segunda fase contra o Araçatuba, completa cem partidas pela Portuguesa, disse que o entrosamento dos jogadores correspondeu à sua expectativa. O artilheiro compartilha a opinião de Marquinhos e acredita que os jogos contra equipes de menor tradição podem ser decisivos. "Devemos estar conscientes de que o Campeonato Paulista é ganho no interior."
Para Tinho, os resultados não podem ser analisados isoladamente. Segundo o zagueiro, que foi vice-campeão da Série B do Brasileiro do ano passado pelo Santa Cruz, o time tem bom potencial e o trabalho desenvolvido pelo elenco e pela comissão técnica terá sucesso. "A primeira fase foi um teste e o Nelsinho teve a oportunidade de observar todos os jogadores."
A diretoria da Lusa continua atrás de reforços para a segunda fase. De acordo com o treinador, a equipe precisa de laterais para os dois lados. O vice-presidente de Futebol, Ilídio Lico, afirmou, contudo, que o clube procura um lateral-direito. "Estamos em contato com um jogador do interior de São Paulo, indicado pelo auxiliar técnico da Lusa, o ex-jogador Mauro."