SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Fortaleza anunciou na tarde deste sábado (18) o afastamento de Lucas Crispim, que havia festejado aniversário durante a madrugada. Os vídeos da festa circularam nas redes sociais, e o clube resolveu deixar o jogador treinando afastado do restante do elenco.

"Os atletas obviamente têm direito ao lazer. No entanto, devem saber que há momentos e formas adequadas para isso. Jogadores profissionais representam o clube, que precisa ser respeitado sobretudo nos momentos mais difíceis", diz o comunicado oficial que informa o afastamento do jogador.

Crispim comemorou de forma antecipada os 28 anos que vai completar neste domingo(19), dia de jogo do Fortaleza contra o América-MG. A festa começou na noite desta sexta-feira (17) e se estendeu pela madrugada de sábado.

A comemoração aconteceu horas depois de o atleta ser agredido no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na tarde desta sexta. A equipe desembarcava na capital cearense no dia seguinte à derrota por 3 a 2 para o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro, quando foi atacada por torcedores do Fortaleza —o zagueiro Marcelo Benevenuto e o atacante Robson também foram agredidos na ocasião.

A festa de aniversário já era notícia entre torcedores durante a semana, pois o convite vazou. Antes do tumulto no aeroporto, parte dos envolvidos cantaram "Lucas Crispim, vou te falar, a sua festa não vai rolar".

A reportagem apurou que o atleta chegou a cogitar o cancelamento da festa, mas no final optou por mantê-la. Internamente, o Fortaleza não vê grandes problemas no "perfil festivo" de Crispim, mas viu no caso uma oportunidade de dar uma resposta à pressão crescente da torcida. Apesar da inédita classificação às oitavas de final da Copa Libertadores, no Brasileiro, o time ocupa a lanterna com sete pontos após 12 rodadas.

A reportagem procurou o Fortaleza para saber o que diferencia a festa desta sexta-feira das ocasiões anteriores, mas o clube preferiu não dar detalhes sobre a decisão pelo afastamento. Lucas Crispim, por sua vez, não respondeu aos contatos. Caso time ou jogador se posicionem, a reposta será incluída no texto.

CRISPIM NA FAROFA DA GKAY JÁ FOI PIADA

Lucas Crispim já foi questionado outras vezes pelas escolhas de lazer durante as folgas, inclusive esteve com dois companheiros em uma edição da famosa Farofa da Gkay em dezembro, em Fortaleza.

Naquela ocasião, em vez de afastar o trio, o clube brincou com a situação nas redes sociais. "Ok, ok! Jogadores do Fortaleza marcam presença na festa mais comentada da cidade. O duelo entre Fortaleza x Bahia tem chamado atenção dos noticiários em todo o Brasil", escreveu o perfil oficial do Leão na época.

Crispim acabou não relacionado para aquele jogo, mas os outros dois envolvidos na polêmica (Lucas Lima e Ederson) começaram no banco e entraram durante o jogo. Era a última partida de uma temporada histórica do Fortaleza, que terminou com a classificação direta na Copa Libertadores deste ano.

O jogador chegou ao Fortaleza em fevereiro de 2021. Ele disputou 77 partidas, fez cinco gols, deu 15 assistências e conquistou o bicampeonato cearense e a Copa do Nordeste, além da vaga inédita na Libertadores.

*

ÍNTEGRA DO COMUNICADO DO FORTALEZA

O Fortaleza Esporte Clube comunica o afastamento do ala Lucas Crispim de suas atividades com o elenco profissional por tempo indeterminado.

Os atletas, obviamente, têm direito ao lazer. No entanto, devem saber que há momentos e formas adequadas para isso.

Jogadores profissionais representam o Clube, e a Instituição precisa ser respeitada sobretudo nos momentos mais difíceis.

O atleta já não participa hoje do treino de apronto para o jogo contra o América-MG e está fora da partida de amanhã.