João Paulo de Oliveira larga na pole da Fórmula 3 em Cascavel
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de novembro de 2000
Da Redação
Essa pole foi a mais difícil do ano porque tive que tirar o máximo do carro. Tive que arriscar muito e foi bom ter conseguido uma volta limpa, porque andando no limite fica muito fácil cometer um erro, declarou Oliveira, que foi apenas 73 milésimos de segundo mais rápido que o brasiliense Vitor Meira, segundo colocado no grid. Os dois disputam o título da temporada, mas usaram modelos diferentes de chassis durante o ano. João Paulo competiu com o Dallara fabricado em 94, e Meira corre com um modelo 2000, que se mostrou superior na maioria das pistas nesta temporada.
O grid de largada da 17ª e penúltima etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 foi definido ontem, no Autódromo de Cascavel. A pole ficou com o brasileiro João Paulo Oliveira, da equipe Cesário Fórmula, que marcou 1min02s819 (174,10 km/h). Vitor Meira, da Amir Narss, líder do campeonato, vai largar em segundo, completando a primeira fila. Meira registrou 1min02s892. Na segunda fila estão Karlos Fernandes (1min03s404) e o argentino Nestor Furlán (1min03489). Na terceira fila largam Juliano Moro (1min03s572) e Wagner Ebrahim (1min03s718). O londrinense Henrique Favoretto sai em 15º, com o tempo de 1min05s262.
Apesar de largar na pole, o piloto paulista não acha o resultado do treino de classificação favorável para que ele conquiste o bicampeonato. Ele está em segundo lugar na classificação geral, a 22 de Vitor Meira, e não depende apenas de seus resultados para ser campeão. O ideal era que tivessem outros dois ou três carros entre a gente, porque vai ser difícil segurar o Vítor. Meu carro está bem acertado para a corrida, mas completar 34 voltas em ritmo de classificação vai ser bastante difícil, completou o piloto.
O líder Vitor Meira afirma que sua estratégia para conseguir o título passa pela vitória: Acho que meu carro vai ser competitivo na pista de Cascavel, e vou em busca da vitória. Se não der, a vantagem de 22 pontos que conquistei ao longo do campeonato me dá a possibilidade de jogar com os pontos. A crença de Vitor Meira em bom desempenho do chassi Dallara F 300 nos 3.032 metros da pista de Cascavel é explicada pelo chefe de equipe Amir Nasr. As três últimas etapas duplas foram disputadas em pistas travadas (de baixa velocidade média). Em Fortaleza, a média de volta foi de 160 km/h; em Oberá, Argentina, de 135 km/h; enquanto no circuito de rua de Piriápolis (Uruguai) de apenas 110 km/h.
Já o curitibano Wagner Ebrahim esperava largar na segunda fila: Meu carro saía um pouco de frente e não tinha o equilíbrio ideal. Vamos mexer no acerto para a corrida de sábado (hoje) e tentar uma posição melhor no grid de domingo (amanhã). Meu objetivo é subir ao pódio nas duas provas. Hoje acontece a sessão de classificação para a 18ª e última etapa da temporada a partir das 11 horas da manhã. À tarde, às 15 horas, será dada a largada para a 17ª etapa.