João do Pulo começou no atletismo por acaso
O paulista João Carlos de Oliveira brilhou nas pistas de todo o mundo durante os oito anos em que participou de competições de alto nível. Foi tricampeão mundial, bicampeão pan-americano e oito vezes campeão brasileiro. Ganhou também duas medalhas olímpicas de bronze e durante dez anos reinou como recordista mundial do salto triplo, com a marca de 17,89 metros, obtida no Pan-Americano do México, no dia 15 de outubro de 1975.
Criança pobre, João do Pulo começou no atletismo por acaso, em Pindamonhangaba, onde nasceu. Começou no salto em altura, aos 16 anos, e logo depois mudou para os 100 metros rasos, salto em distância e o salto triplo. O sucesso foi tão grande que o atleta foi recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros e do salto em distância. No salto triplo, os recordes brasileiro, sul-americano e pan-americano ainda são de João do Pulo.
A brilhante carreira foi interrompida no dia 22 de dezembro de 1981, aos 27 anos, quando sofreu um acidente. Seu Passat chocou-se com uma Variant, na contramão, no quilômetro 87 4 da Via Anhanguera, próximo a Campinas.
Depois de 25 cirurgias e 261 dias de aflição e de tratamento desesperado, a perna direita do campeão teve de ser amputada. Longe das pistas tentou carreira política. Exerceu dois mandatos, de 1986 a 1994, como deputado estadual pelo PFL. Tentou reeleger-se novamente em 1994 e em 1998, mas não conseguiu.
Segundo-tenente reformado do Exército, tentou carreira como empresário. Abriu uma padaria e uma empresa de transporte, mas teve de fechar as duas empresas, a segunda por falência.
João do Pulo tentou voltar às competições no ano passado
quando iniciou preparação para participar da Paraolimpíada de Sydney, prevista para o ano que vem, na áustrália. Por falta de apoio acabou abandonando o projeto.
Solteiro, João tem uma filha, Thaís, de 11 anos. Há na Justiça um processo de reconhecimento de paternidade de Emanuel, um menino de 4 anos.





