Tencati foi um dos convidados do programa "Bem, Amigos", do Sportv, na última segunda-feira
Tencati foi um dos convidados do programa "Bem, Amigos", do Sportv, na última segunda-feira | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube



A virada de turno do Brasileiro trouxe também uma reviravolta na campanha do Londrina. Se na primeira parte da competição o aproveitamento era melhor como visitante do que dentro de casa, agora o Tubarão voltou a ser forte no estádio do Café, mas não consegue mais achar o caminho da vitória longe dos seus domínios.
A derrota para o Criciúma no sábado (7) foi a sexta seguida como visitante. A última vitória na casa do adversário foi em 29 de julho, quando o alviceleste ganhou de virada do Guarani por 3 a 2, no Brinco de Ouro da Princesa. Depois disso o LEC foi derrotado por América Mineiro, Internacional, Luverdense, Paraná Clube, Oeste e Criciúma. O Londrina tem a sétima campanha como visitante, com 38% de aproveitamento. Foram 16 pontos ganhos, com cinco vitórias, um empate e oito derrotas, de um total de 11 derrotas na Série B.
O jejum fora de casa incomoda os jogadores do elenco azul e branco e a meta é acabar com esta sequência no jogo contra o Juventude, sexta-feira (13), em Caxias do Sul. "Temos que ganhar, não tem o que fazer. No primeiro turno vinha esta assombração de não ganhar em casa e resolvemos o problema. É manter os pés no chão que do mesmo jeito que aconteceu no primeiro turno pode acontecer agora", frisou o zagueiro Édson Silva.
Mas, para voltar a vence longe de casa o Londrina terá que superar o terceiro melhor mandante da competição. O Juventude tem 76% de aproveitamento no Alfredo Jaconi e nas 14 partidas disputadas conquistou 10 vitórias e sofreu apenas duas derrotas. "Nos jogos fora de casa as dificuldades são maiores, mas não é porque não temos vencido que vamos chegar lá e perder de novo. Se tem gente que acredita nisso, isso não passa pela nossa cabeça nem da comissão técnica", ressaltou Edson Silva.
Todos do grupo reconhecem, porém, que o time tem vacilado em alguns momentos e deixado a desejar em detalhes decisivos que têm comprometido o desempenho como visitante. "Estamos pecando muito pela desatenção e precisamos corrigir isso. Daqui para frente não poderemos ter mais estes erros", afirmou o lateral-esquerdo Ayrton.
Nas últimas 10 rodadas, o LEC fará cinco partidas no Café e outras cinco fora de casa. "Não podemos perder as esperanças. Ficou difícil o acesso, mas não impossível. Já vimos muita coisa acontecer no futebol e quem sabe possamos surpreender e vencer as 10 partidas", apostou o experiente zagueiro alviceleste.

Formação
Após participar do programa Bem, Amigos!, apresentado por Galvão Bueno, no Sportv, na segunda-feira (9), o técnico Claudio Tencati retornou de São Paulo na manhã de terça-feira (10) e no período da tarde comandou o primeiro treino técnico da semana.
O treinador confirmou o retorno ao time titular do volante Jumar, que cumpriu suspensão diante do Criciúma, e jogará ao lado de Germano e Jardel. Com isso, Romulo deixa a equipe e fica como opção no banco de reservas.
Sem poder contar com o atacante Artur, suspenso com o terceiro cartão amarelo, Tencati deve optar por Safira para substituí-lo. O jogador treinou junto com Carlos Henrique e Negueba. Marcinho ainda corre por fora por uma vaga no time titular. Nas demais posições, a equipe não sofrerá modificações para o confronto de sexta-feira.