Jejum de vitórias no Paulista preocupa Guarani
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de abril de 2000
Por Milton Bridi e Cida Oliveira
Campinas, 21 (AE) - O Guarani quer fazer a sua parte e vencer domingo a Portuguesa Santista, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, para obter a classificação à próxima fase do Campeonato Paulista. Há cinco jogos sem vencer, a equipe desencantou ao derrotar na quarta-feira o Figueirense por 3 a 0, em casa. O resultado garantiu o Guarani na segunda fase da Copa do Brasil.
A vitória sobre o time de Florianópolis devolveu a confiança aos jogadores. "Precisamos acabar com o jejum no Paulista ", disse Carbone. A última vez que o time comemorou uma vitória foi justamente contra a Portuguesa Santista, quando derrotou o adversário por l a 0, em Santos, no dia 25 de abril, portanto há quase um mês.
A novidade no time poderá ser Lindomar, atuando ao lado de Luís Fernando, para articular as jogadas pelo meio. O desfalque certo é o atacante Marcinho, suspenso. Fernando Fumagalli será o companheiro de Romualdo, no ataque. O treinador tem uma dúvida na defesa. O zagueiro Marcelo Souza, machucado, depende de teste. Émerson pode entrar no seu lugar.
Já na Portuguesa Santista o técnico Muricy Ramalho só vai definir a equipe no vestiário, isto porque muitos jogadores dependem de avaliação médica para serem liberados para a partida.
As dúvidas começam pelo ataque. Muricy poderá escalar Pontes, já recuperado de lesão muscular, ou Eliel, que está se recuperando de luxação no ombro direito, para atuar ao lado de Tico Mineiro. Eliel passou a semana realizando exercícios físicos, mas afirma que "o local ainda dói um pouco". Entretanto, ele tem a expectativa de ser escalado e "estar bem na hora do jogo".
No meio-de-campo, a dúvida é o meia Jorginho, que sofreu uma lesão no tendão da coxa esquerda. Ele vem reagindo bem ao tratamento mas sua presença contra o Guarani não está garantida. Marco Antônio sente distensão na altura da virilha e dificilmente será escalado.
Dessa maneira, Muricy poderá chamar Marco Aurélio ou Arnaldo para completar o setor com Capitão, Marcos Bazílio e Darci. Outra alternativa é colocar Ney Santos improvisado como cabeça de área. Valdir, Lima e Orestes estão garantidos na zaga. Já na lateral esquerda, a disputa está entre Rossato e Rogério Seves. FICHAS TÉCNICAS GUARANI: Gléguer; Rafael, Jairo, Marcelo Souza (Émerson) e Gustavo; Otacilio, Renatinho, Lindomar e Luís Fernando; Fernando Fumagalli e Romualdo. Técnico: Cassiá. PORTUGUESA SANTISTA: Pitarelli; Valdir, Lima e Orestes; Ney Santos (Marco Aurélio), Capitão, Marcos Bazílio, Darci e Rossato (Rogério Seves); Pontes (Eliel) e Tico Mineiro. Técnico: Muricy Ramalho. Local: Estádio Brinco de Ouro, domingo, em Campinas.