JEJ´s servirá de exemplo para Londrina
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 04 de setembro de 2014
Rafael Souza<br>Reportagem Local 
O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) afirmou ontem pela manhã, durante a coletiva de abertura dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), no campus da Unopar, que a realização do evento pode significar um marco importante para o fortalecimento da política esportiva de Londrina.
"Nós vamos ter um exemplo a ser seguido, um marco, uma referência. A partir desse evento, poderemos fortalecer uma política de esportes municipal voltada ao esporte escolar, ao esporte como estratégia de formação educacional e também para prospecção de talentos para o alto rendimento", afirmou o prefeito, que desde que assumiu o posto tem dado prioridade ao esporte de base, com o discurso de produzir um legado para a cidade. A escolha, no entanto, não foi bem digerida por dirigentes das modalidades de alto rendimento, que também cobram apoio maior.
O tema também foi abordado pela taekwondista londrinense Natália Falavigna em seu discurso na coletiva de abertura do evento. Sem patrocínio desde o final do ano passado, quando retornou a Londrina para treinar, a medalhista de bronze em Pequim-2008 não perdeu a chance de cobrar as autoridades presentes. A atleta, que faz parte do time de embaixadores desta edição dos JEJs, disse, sentada ao lado do prefeito, que "torce para que o evento possa fazer Londrina acordar e investir em uma política esportiva melhor".
Há alguns anos, a política de esportes adotada pelo município é alvo de críticas da comunidade esportiva local, que cobra um sistema melhor estruturado, com maior investimento e menos burocrático. Atualmente, a Prefeitura possui dois programas de inventivo ao esporte local, o Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), que distribuiu em 2014 R$ 2,5 milhões entre modalidades de alto rendimento e base, e o Projeto Futuro, que investe mais R$ 1 milhão em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de risco, com objetivo de intensificar as práticas esportivas e desenvolver atividades multidisciplinares.
O prefeito disse também que uma mudança mais radical no orçamento do esporte londrinense depende "de mudança da política econômica do município". "Sendo objetivo, se uma grande indústria se instalar na cidade, com uma grande arrecadação de ICMS, essa grande mudança pode ser imediata, gera possibilidade de mudanças de rumo também. Agora a continuidade, o ritmo normal do comportamento das receitas exige mudanças mais cautelosas, para que o percentual dirigido a uma área não faça falta a outras", detalhou.
Participaram da coletiva de abertura, além do prefeito, o gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, o vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Flávio Camelier, além de atletas olímpicos e pan-americanos que serão Embaixadores dos Jogos Escolares, entre eles os paranaenses Luciano Pagliarini (ciclismo) e Vanderlei Cordeiro de Lima (maratona).
As disputas começam oficialmente hoje, com as modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez.


