A brasileira Janeth dos Santos vai jogar a primeira temporada da Women’s National Basketball League (WNBA), a partir de 21 de junho, pelo Houston Comets. O time do Texas, um dos oito que integrarão a nova liga norte-americana, é a versão feminina do Houston Rockets, bicampeão da NBA (nas temporadas de 93/94, 94/95), time dos pivôs Hakeen Olajuwon e Charles Barkley. Janeth soube do resultado do segundo sorteio de jogadoras que a colocou no Houston. Foi avisada por um telefonema de Renée Brown, diretora responsável pelas contratações de jogadoras, e comemorou a notícia.
‘‘Eu acho que vai ser bom morar no Texas’’, observou. ‘‘O time vai ser forte, já que vou me juntar a duas norte-americanas que já jogaram pela seleção dos Estados Unidos’’, acrescentou a lateral Janeth, de 27 anos e 1,80 m, que ainda vai disputar a Taça Brasil, defendendo a Polti Vaporetto, de Santo André, de 11 a 22 de março, antes de embarcar para os Estados Unidos. ‘‘Só viajo entre os dias 15 e 20 de maio’’, confirmou a atleta, eleita a melhor jogadora do Brasil na temporada.
Janeth acha que sua equipe na WNBA poderá estar entre as principais, com condições de disputar o título, apesar de ter recebido a informação de que a armadora-ala Sheryl Swoopes, campeã olímpica com a seleção dos Estados Unidos, em Atlanta, no ano passado, vai ter um bebê em abril.