São Paulo - Os saltos continuam entre as principais atrações do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, a partir de hoje até domingo, na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, este ano tendo como atração a busca de índices para os Jogos Olímpicos de Atenas, em agosto. Sem Maurren Higa Maggi, que estará na arquibancada, grávida, assistindo à competição, a estrela dos saltos será Jadel Gregório, 23 anos. O atleta já tem índice olímpico no triplo é o segundo no ranking mundial de pontos e dono do sexto melhor salto do ano, com a marca de 17,25 m, feita em Belém, há 15 dias. Mas hoje Jadel fará um outro salto, o distância, com qualificação às 9 horas e final às 14h30.
Outro destaque é a participação de Keila Costa no salto em distância com direção do técnico Pedro Camargo de Toledo, o mesmo de João do Pulo.
Na semifinal dos 110 metros com barreiras a prova mais esperada, está outro destaque. Largam quatro brasileiros já qualificados para Atenas, lutando pelas três vagas olímpicas disponíveis. O campeão e o vice do Troféu Brasil deixam o Ibirapuera classificados. A terceira vaga será do melhor no ranking nacional. Segundo o regulamento do Comitê Olímpico Internacional (COI) cada País pode ter no máximo três atletas por prova em Atenas.
Na semifinal de hoje, Redelén dos Santos, recordista sul-americano (13s30), Matheus Inocêncio, Márcio Simão e Anselmo Gomes da Silva, todos com índice A, não devem ter problema para ir à final.
O velocista Claudinei Quirino, integrante do revezamento 4 x 100 metros que foi medalha de prata na Olimpíada de Sydney, em 2000, ainda tem de repetir o índice B nos 200 metros para assegurar vaga olímpica. Correu a distância em 20s30 em 2003, índice A, mas não voltou mais a ser rápido este ano.
Vicente Lenilson, Jarbas Marcarenhas e Claudio Roberto de Souza têm índice A nos 100 metros e vaga assegurada para o revezamento olímpico, por enquanto. Outros atletas pré-qualificados precisam fazer pelo menos o índice B até 11 de julho, como Edson Luciano ou então terminar o Troféu Brasil em primeiro ou segundo.
O Troféu Brasil Caixa de Atletismo terá a participação de 860 atletas, de 95 clubes, de 15 Estados e do Distrito Federal e 15 atletas estrangeiros.

mockup