As Olimpíadas de 2000 não acabaram, ao menos para os portadores de necessidades especiais que disputam a 14ª Olimpíada Estadual das APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que acontece em Jacarezinho (160 km de Londrina) de hoje até sexta-feira e reúne 23 delegações do Estado com cerca de 750 atletas. As competições são disputadas nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, futebol, ginástica olímpica, ginástica rítmica desportiva, handebol, natação, tênis de mesa e, como demonstração, apresentações de capoeira.
A integrante da coordenação geral do evento e diretora da escola de Educação Especial Maria de Nazaré, em Jacarezinho, Luciana Cristina Aparicio Benite, explica que o objetivo do evento é a demonstração do potencial dos atletas portadores de necessidades especiais e a integração entre as delegações de todo o Estado. ‘‘Os atletas têm a oportunidade de aprimorar a sua independência em convivência com outras pessoas fora de seu ambiente’’, diz ela.
O atleta de Curitiba, Ademir da Rosa, 42 anos, disputa o tênis de mesa. Ele começou a praticar esportes com 14 anos e que sempre procura participar de atividades físicas. Na última Olimpíada, disputada em Salto (SP), Ademir alcançou a 5ª colocação. ‘‘Estou contente por participar de mais uma edição dos Jogos’’, afirmou.
A maior delegação é a de Londrina, com 91 atletas. As delegações representam as regiões, por isso reúnem equipes mistas com alunos de várias cidades. A delegação de Jacarezinho conta com 69 atletas. São consumidas cerca de 5 mil refeições por dia e distribuídos 1.680 copos de água mineral em um trabalho conjunto realizado por cerca de 400 pessoas entre colaboradores e acompanhantes.
A competição estadual é eliminatória para a fase nacional das Olimpíadas que ocorrem na cidade de Blumenau (SC) em novembro. A delegação do Paraná nesta etapa contará com 70 atletas.