Quem alguma vez na vida não se pegou numa mesa de bar diante de uma acalorada discussão sobre futebol. Gole vem, gole vai, e o amigo se mete a sabe-tudo no esporte e teima com determinados termos futebolísticos ou aposta sobre quem foi o maior artilheiro do Brasil: será que foi Pelé ou Friedenreich? Ou ainda tentou descobrir quando e porque surgiram as expressões ‘‘gol olímpico’’, ‘‘gol de bicicleta’’ e ‘‘gol de placa’’? E, agora, que a Copa do Mundo se aproxima, quem é o maior goleador num Mundial?
Essas e outras dúvidas podem ser esclarecidas no livro ‘‘Onze Contra Onze’’ que o jornalista, escritor e narrador esportivo, J. Mateus, 55 anos, acaba de lançar em Londrina. Mateus, um apaixonado pelo esporte e com 37 anos de profissão (a maior parte dedicado ao rádio), não teve a pretensão em analisar o futebol.
‘‘É uma coletânea de causos intercalados com histórias verdadeiras e algumas mentiras. É um tira-teima para botequeiros’’, explica o autor. ‘‘Uma das finalidades do livro é tirar dúvidas’’, completa ele.
‘‘Onze contra Onze’’ é o segundo livro de J. Mateus. Em 1996, ele escreveu ‘‘Do Caçula Gigante ao Tubarão’’ obra que conta 40 anos da história do Londrina Esporte Clube recheada com todos os jogos do time e histórias pitorescas ocorridas com personagens do clube mais tradicional do interior do Paraná. O sucesso do primeiro livro pode ser medido pelo número de exemplares vendidos: 10 mil.
As histórias vêm sendo coletadas por Mateus há vários anos. Foram extraídas de artigos de jornais e revistas do Brasil e do exterior. Ele levou seis meses para selecionar o material publicado no segundo livro. O que sobrou, conta Mateus, daria para publicar mais dois ou três livros.
Logo no início da obra, o leitor pode conferir como o grito de gol soa em outras línguas. Vai desde o curioso ‘‘goro’’ dos japoneses até o ‘‘radaf’’ pronunciado pelos árabes. Mateus cita ainda célebres frases do maior filósofo do futebol brasileiro: Antonio Franco de Oliveira, o Neném Prancha: ‘‘Se concentração ganhasse jogo, o time da penitenciária não perdia uma.’’
O livro traz ainda a data de fundação dos principais clubes brasileiros, quais os clubes mais antigos, as maiores goleadas, os maiores detentores de título, os grandes artilheiros do Brasil e do mundo, frases do impagável Vicente Matheus ex-presidente do Corinthians e dados estatísticos das Copas do Mundo. O Rei Pelé merece atenção especial e, além de dados sobre sua carreira, é possível conferir o que foi dito na imprensa a respeito do maior jogador de todos os tempos. Garrincha também é homenageado com frases a seu respeito e algumas de suas proezas pelo Botafogo e a Seleção Brasileira.
Mateus é locutor esportivo da Rádio Paiquerê, se prepara para a sua quinta Copa do Mundo e levará na bagagem alguns exemplares. ‘‘Pretendo fazer o lançamento do livro no Centro de Imprensa de Seul’’, informa ele.
‘‘Onze Contra Onze’’ é um guia prático e de fácil manuseio e útil para dirimir dúvidas dos torcedores. Agora, se você está curioso em saber se foi Pelé ou Friedenreich o maior artilheiro do Brasil, não perca tempo, consulte o
livro.
Serviço: ‘‘Onze Contra Onze’’, do jornalista J. Mateus. Editora W Graf. O livro custa R$ 20,00 e pode ser encontrado nas principais bancas de revistas do norte do Estado e nas livrarias Bom Livro de Londrina e Maringá. Encomendas podem ser feitas pelo telefone (43) 322-4753 ou através do e-mail [email protected]. O livro deverá ser distribuído ainda para São Paulo, Rio, Curitiba e Sul do País.

mockup