São Paulo, 26 (AE) - A cerca de um mês da viagem para a Europa, os "italianos" do São Paulo ainda não estão preocupados com a nova e nada fácil missão. O lateral-esquerdo Serginho e o atacante Warley vão jogar no Milan e na Udinese, respectivamente, a partir do segundo semestre. "Ainda nem imagino como será minha adaptação na Itália", conta Serginho, artilheiro do São Paulo na temporada com 14 gols. Serginho sabe apenas que, depois da conquista do "scudetto" pelo Milan, sua responsabilidade vai aumentar. "Todos esperam mais de um time campeão e de um novo atleta contratado." Warley, de apenas 21 anos, não gosta muito de comentar sobre o futuro na Itália. "Você está querendo me complicar?", brinca. "No momento, minha cabeça está no São Paulo, na decisão do Campeonato Paulista." Warley terá a missão de jogar ao lado ou, talvez, substituir o brasileiro Amoroso, artilheiro do último Campeonato Italiano com 22 gols. O são-paulino também evita comentar o assunto.
Serginho não está estudando italiano. Bem-humorado, garante que aposta suas fichas em Leonardo, seu conterrâneo fluminense. "Ele vai ser meu guia em Milão", diz. Quando esteve no clube italiano recentemente para fazer exames médicos, Serginho já recebeu algumas dicas de Leonardo. "Segundo ele (Leonardo), que já passou por outros países, como o Japão, a adaptação na Itália não é tão difícil."
Apesar de cauteloso nas declarações, Warley está tentando amenizar o choque com a nova língua. "Estudo italiano em casa, leio algumas coisas", conta. "Como vou ler sozinho algo em italiano se não vou entender nada", ironiza Serginho, brincando com o companheiro de São Paulo. Aluguel de casa, por exemplo, é outro ponto ainda não definido. Warley sabe apenas que vai morar com a noiva na Itália. Serginho viaja com a mulher e os dois filhos.
Contrariando a expectativa de muitos, Serginho e Warley, mesmo com o passe vendido para a Itália, não perderam a motivação de jogar no São Paulo. O lateral virou uma espécie de atacante, passou a marcar gols, encantar a torcida. Ao fim do treino, Serginho fica aprimorando as finalizações e é um dos últimos a deixar o campo. Warley, uma espécie de reserva de luxo do técnico Paulo César Carpegiani, virou xodó dos torcedores em poucos jogos.
MESCLA - Hoje, Carpegiani fez o primeiro coletivo para o jogo contra o Rio Branco, domingo, às 11 horas, em Americana. O time provável, que mescla titulares e reservas, tem Rogério; Picon, Nem e Wílson; Edmílson, Alexandre, Souza, Edu e Fábio Aurélio; Warley e Dodô. "É um time competitivo e ofensivo", resume o treinador. "A idéia foi preservar alguns atletas para a fase decisiva."

mockup