São Paulo - Depois de ser a sede da etapa brasileira da Volvo Ocean Race nas duas últimas edições da regata de volta ao mundo, o Rio de Janeiro perdeu para Itajaí (SC) o direito de receber a competição na edição 2011-2012. Nesta terça-feira, a cidade no litoral catarinense será anunciada oficialmente como a parada brasileira.
Itajaí superou na disputa, além do Rio de Janeiro, Angra dos Reis (RJ), Florianópolis (SC), São Sebastião (SP) e Santos (SP). De acordo com a programação da Volvo, a cidade brasileira será a quinta a receber os veleiros da regata de volta ao mundo. A largada está prevista para outubro de 2011, em Alicante, na Espanha.
A cidade catarinense é um grande destino turístico em Santa Catarina, principalmente no verão por conta das belas praias. Localizada a 100 quilômetros da capital Florianópolis, Itajaí também fica próximo de outro lugar muito procurado pelos turistas: Balneário Camboriú.
Com cerca de 170 mil habitantes, Itajaí tem um grande complexo portuário e enorme produção de pescado. No entanto, a cidade, que este ano completa 150 anos de fundação, não possui uma marina ou um iate clube. Com isso, a prefeitura deve anunciar na próxima semana se irá construir uma nova área ou se utilizará alguma estrutura existente para atender a Volvo Ocean Race.
Miami, na Flórida, será a sede nos Estados Unidos da regata de volta ao mundo. Com essa definição, o calendário da Volvo 2011-2012 fica completo.

mockup