PORTO ALEGRE, RS, E MACEIÓ, AL (UOL/FOLHAPRESS) - Com 12 jogos de invencibilidade e 32 pontos somados até a 18ª rodada da Série B, o Grêmio está otimista com a possibilidade de alcançar o objetivo de voltar à elite do futebol nacional.

Quarto colocado da Série B do Campeonato Brasileiro, o clube gaúcho dá mais um passo na caminhada pra voltar à primeira divisão nesta terça-feira (19), quando enfrenta o Brusque, em Santa Catarina, às 19h, pela 19ª rodada do Nacional.

O clube, aliás, entrou na janela de transferências, que reabriu nesta segunda (18), com três jogadores já contratados e agora à espera de burocracia para ter o trio à disposição. Lucas Leiva e Guilherme assinaram novo contrato, enquanto Thaciano voltou de empréstimo, mas também é tratado como reforço para o time de Roger Machado. É justamente o jogador que retorna da Turquia o mais próximo de estrear.

Os dois contratados pelo Grêmio, Lucas Leiva e Guilherme, possuem um fato em comum. Assinaram depois de encerrarem vínculos na Itália e Emirados Árabes Unidos, respectivamente. A Lazio, ex-equipe do volante, já iniciou o envio de documentos e o registro do camisa 15 é considerado encaminhado.

A papelada de Guilherme, ex-jogador do Al Dhafra, pode demorar mais. Depois de atuar em Dubai, ele assinou com o Grêmio até o final de 2024 e depende da federação dos Emirados Árabes para ser inscrito.

Thaciano voltou de empréstimo ao Altay Spor, da Turquia, e internamente o registro é considerado mais fácil. Justamente por ser apenas o restabelecimento de vínculo perante CBF e Fifa, no sistema online das entidades.

A projeção do Grêmio, logo na reabertura da janela e período de inscrições, é que todos os contratados fiquem à disposição contra a Ponte Preta, no dia 23 de julho. Thaciano, porém, ainda é citado como possível reforço para o jogo com o Brusque.

O Grêmio ainda olha o mercado da bola atrás de eventuais reforços. O clube mudou o discurso e atualizou os planos, mas observa opções para o meio-campo. A ideia é contratar um 'camisa 10', mas somente depois da saída de nomes com altos salários e fora do time titular.

OTIMISMO

O otimismo com o acesso foi expressado pelo técnico Roger Machado, após a vitória sobre o Tombense por 3 a 0 na tarde de sábado (16).

"Não dá para dizer que teremos mais tranquilidade, o certo é que o cenário é de otimismo principalmente por estarmos conseguindo conciliar boas atuações com os resultados de campo", explicou o técnico durante entrevista coletiva após a partida.

Embora garanta que nada está garantido na segunda fase do torneio, Roger Machado tem convicção que a pontuação que a equipe está agora poderia facilmente ser digna de um G4 da Série A, embora evite o discurso de que o acesso já esteja garantido.

"Se a gente fizer uma comparação da primeira divisão com a segunda divisão, a pontuação que a gente está hoje, é a pontuação de no máximo segundo colocado porque dois times descolaram muito cedo no campeonato e isso pareceu que os outros estavam atrasados, mas estamos com quase 60% de aproveitamento, o Cruzeiro com 80%", concluiu.

Nesta terça, o Grêmio deve ir a campo com: Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello; Biel, Campaz, Ferreira; Diego Souza.

Já um provável Bursque tem: Jordan; Pará, Éverton Alemão, Wallace e Airton; Rodolfo, Zé Mateus, Balotelli, Álvaro; Crislan e Fernandinho.

Estádio: Augusto Bauer, em Brusque (SC)

Horário: 19h (de Brasília) desta terça (19)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Transmissão: Premiere