As quartas de final do Campeonato Paranaense começam no sábado (4) e a grande surpresa na próxima fase do Estadual é o Aruko Sports, de Maringá. Debutante na elite paranaense, a equipe deixou para trás equipes tradicionais como Londrina e Rio Branco e vai encarar o Operário em busca de uma vaga na semifinal.

Jogadores do Aruko comemoram vitória em Cianorte que levou o time para as quartas de final do Paranaense
Jogadores do Aruko comemoram vitória em Cianorte que levou o time para as quartas de final do Paranaense | Foto: Felipe Augusto/Aruko Sports Brasil

Fundado em dezembro de 2020 como clube empresa, o Aruko teve ascensão meteórica no futebol do Estado. Em 2021, foi campeão da terceira divisão do Paranaense, e no ano passado conseguiu o acesso à elite ao terminar a Divisão de Acesso em segundo lugar, atrás do Foz do Iguaçu. No Estadual deste ano, foi o sétimo colocado na primeira fase, com 13 pontos. Na última rodada, brigou diretamente pela classificação com o Londrina. Como venceu o Cianorte por 2 a 0 fora de casa e o LEC perdeu para o Athletico, o time maringaense avançou.

Leia também

Aruko e Foz se garantem na elite e decidem a Divisão de Acesso

"Como todo time que sobe de divisão a nossa meta inicial era permanecer, ainda mais hoje em dia com vários clubes estruturados no Paranaense. Com o passar da competição, no entanto, vimos que era possível a classificação e conseguimos recuperar fora de casa alguns pontos que desperdiçamos no Willie Davids", afirma Paulo Regini, diretor de futebol e um dos sócios do clube.

Regini destaca que a classificação foi muito importante do ponto de vista de visibilidade da marca do clube e que hoje os próprios jogadores veem de uma forma diferente a equipe. Para o diretor, deixar para trás rivais "grandes" valoriza ainda mais o trabalho realizado.

"Um clube como o Londrina você nem precisa falar da estrutura, do elenco, do investimento, um time de Série B. Ficar à frente para nós significa muito. Muitos jogadores anteriormente perguntavam o que era o Aruko e agora conseguimos cravar o nosso nome no futebol do Paraná", ressalta.

Com a classificação do Aruko e também do Maringá, a Cidade Canção terá dois representantes na fase mais importante do Estadual. Paulo Regini revela que há espaço para todos os clubes se desenvolverem na cidade e que o Aruko está extremamente satisfeito com o retorno que tem tido com a torcida maringaense.

"O Aruko é o time que todo mundo gosta e não temos rival, seja com o Maringá ou o Grêmio. O nosso projeto é completamente diferente e a meta é dar oportunidade para os garotos da cidade e queremos cada vez mais fortalecer esta ideia", aponta.

O Aruko Sports tem três investidores, um deles é o ex-jogador Alex Santos, que construiu carreira no futebol japonês e jogou as Copas do Mundo de 2002 e 2006 pelo Japão, e conta com patrocinadores locais. O clube gasta em torno de R$ 150 mil mensais com o departamento de futebol profissional, de base e também feminino.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link