Rio - O presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), Eric Maleson, foi afastado do cargo após acusação de desvio de verbas e gestão temerária, entre outras irregularidades. Decisão da última terça-feira do desembargador Ademir Paulo Pimentel, da 13. Câmara Cível do Rio de Janeiro, determina que o interventor Emílio Strapasson assuma a presidência da CBDG pelo prazo de 180 dias. O período pode ser renovado por tempo indeterminado.
Uma auditoria na confederação, motivada pela ação do atleta de bobsled Edson Luques Bindilatti, constatou as irregularidades, que além do desvio de verbas incluem a nomeação de parentes de Maleson para diversos cargos da entidade. Seu irmão, que sofre de problemas neurológicos e é interditado judicialmente, foi vice-presidente da CBDG de 2003 a 2010.
A decisão exige que o novo presidente, Strapasson, regularize as contas da entidade e, em seguida, convoque novas eleições. O interventor participou, no ano passado, do Mundial de Skeleton (versão individual do bobslead), terminando no 30.º lugar.
Hipismo
O presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Luiz Roberto Giugni, foi reeleito nesta sexta para mais quatro anos de mandato, ficando no cargo até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O dirigente está à frente da confederação desde 2009 e não teve adversários no pleito realizado na capital carioca.
''Fico muito contente de ter muita gente confiando no nosso trabalho, isso me motivou a continuar. Terminar o mandato com todo mundo unido é a grande conquista da nossa gestão. Durante os últimos quatro anos nós promovemos a união e restabelecemos a inclusão de todas as federações que tinham problemas. Hoje nós temos uma unidade no hipismo nacional, o que é muito bom para o esporte'', comentou Giugni.
Depois de voltar de Londres sem medalhas, o hipismo do Brasil tenta se reerguer visando os Jogos do Rio de Janeiro.

mockup