Fernando Tupan
De Curitiba
O meia Lúcio Flávio renovou ontem seu contrato com o Paraná Clube até o dia 31 de julho do ano 2000. Logo em seguida, o presidente Dilso Rossi emprestou o atleta para o Internacional, de Porto Alegre, até o final do ano, com passe estipulado em R$ 2 milhões e mais os empréstimos dos jogadores Paulo Diniz e Scott. O negócio saiu um dia depois do primeiro fracasso do tricolor na estréia do Campeonato Brasileiro, justamente quando a contratação do veterano Jorginho passou a ser contestada por torcedores e conselheiros.
Atuando como profissional desde 1997, Lúcio Flávio tem características ofensivas. No ano passado foi chamado para disputar a segunda fase do XIX Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20, na Argentina. Nova convocação em fevereiro, desta vez para jogar a Copa do Rei, na Tailândia, onde o Brasil foi campeão.
No primeiro semestre, Lúcio Flávio foi o vice-artilheiro do Paraná, ao lado do centroavante Washington, com nove gols, e perdendo somente para Reginaldo Vital, com 12 gols. Exímio cobrador de faltas, ele salvou o tricolor na primeira fase dos playoffs (mata-mata) ao marcar o gol de empate contra o Rio Branco, no último minuto de jogo.
A derrota para o Santos deve provocar mudanças táticas no Paraná. O lateral Branco, que se recupera de uma distensão na panturrilha, pode ser liberado na próxima semana. Caso se recupere, é o favorito para substituir Edinan ou Wilson.
Outras mexidas podem acontecer no meio. Jorginho deve perder o lugar para Carlos Alberto Dias. Fernando Diniz também pode ganhar um puxão de orelhas de Araújo por andar egoísta quando tem a posse da bola. A torcida já começa vê-lo como uma espécie de Rivaldo, que abusa das jogadas individuais, quando deveria incorporar o espírito coletivo.
Os meias Nélio e Pingo devem estrear contra o Flamengo, dia 8 de agosto, no Rio. Nélio é a opção para o lugar de Diniz. Já Pingo é cotado para entrar como volante. Reginaldo Vital com a mudança deve assumir a ala direita, com mais liberdade para atacar.