A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos da Policia Civil do Paraná abriu inquérito para investigar a denúncia de falsificação de exames da Covid-19 por parte do Cascavel CR na disputa do Campeonato Paranaense.

Falsificação dos testes teria ocorrido antes do jogo contra o Athletico, na quinta passada (22)
Falsificação dos testes teria ocorrido antes do jogo contra o Athletico, na quinta passada (22) | Foto: Miguel Locatelli/Uaifoto/Folhapress

O clube é acusado de ter fraudado 14 testes dos jogadores relacionados para o jogo contra o Athletico na semana passada, em Curitiba. Quatro atletas foram afastados da partida pela Federação Paranaense de Futebol. O protocolo da entidade exige que todos os profissionais relacionados para os jogos façam os exames de PCR com validade de até três dias antes da data da partida.

O delgado responsável pelo inquérito, Luiz Carlos Oliveira, afirmou que serão ouvidas todas as pessoas envolvidas no caso e ligadas à Federação Paranaense, ao Cascavel CR, ao Athletico, além dos responsáveis pelo laboratório contratado pelo CCR.

"Este é o primeiro motivo de desconfiança. Qual o motivo que levaria o clube a realizar os exames tão distante de Cascavel se a cidade possui diversos laboratórios que poderiam fazer os testes? Vamos pessoalmente a União da Vitória para conversar com os responsáveis pelo laboratório que fez os exames", frisou o delegado.

Na denúncia apresentada pela Federação, o laboratório contratado pelo Cascavel CR afirmou que os exames não foram realizados para o jogo com o Athletico, e os laudos apresentados haviam sido falsificados pelo clube.

O inquérito da Polícia Civil irá apurar também se a prática exercida pelo Cascavel CR no jogo contra o Athletico pode ter acontecido em outras partidas do clube. Segundo o delegado, representantes de outras equipes que disputam o Estadual também podem ser ouvidos para saber se o protocolo da competição está sendo cumprido. "É um fato lamentável e que traz muita preocupação. Isso não pode ser regra em nosso estado”, frisou o delegado.

A investigação tem um prazo de 30 dias para ser concluída, mas pode ser prorrogada se houver necessidade. Se as denúncias forem comprovadas, os responsáveis vão responder por falsificação de documentos. O caso será levado também ao Ministério Público e já foi denunciado ao TJD-PR (Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná).

O CLUBE

O Cascavel CR afirmou que está realizando uma apuração interna para descobrir o que aconteceu e que irá apresentar a sua defesa no momento adequado.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link