Começam hoje as disputas do Grupo C da Taça Paraná Adulto de basquete masculino, definida pela Federação Paranaense (FPrB) como a primeira fase do Paranaense de 2008. Doze equipes brigam por sete vagas nas fase final, que terá ainda a presença do atual campeão, o União Londrina Basketball (ULB), que foi dispensado de jogar a fase classificatória. O ULB, que na época tinha parceria com a Inesul, venceu o Estadual em 2006 (no ano passado não ocorreu o campeonato) sob o comando do técnico José Saviani.
Este ano, a Inesul (que encerrou a sua participação no Campeonato Nacional de 2008 em 10º lugar) estará com outro técnico, José Eduardo Vicente, o Leitinho, e na condição de clube recém-criado (separou-se do ULB), terá que jogar a Taça Paraná. Já Saviani, que foi dispensado da Inesul no decorrer do Brasileiro, agora dirige apenas o ULB, que está em formação.
Os dois times de Londrina que jogam hoje pela Taça Paraná são a Inesul e a Associação Londrinense de Basquete (ALB), que treina na AABB sob o comando do técnico Roosevelt Villanueva, o Gringo. Ambos estão no Grupo C, juntamente com Titãs/Colombo e São José/Pilares. Os times disputarão dois quadrangulares, sendo o primeiro neste fim de semana, em São José dos Pinhais, e o segundo em Londrina. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo para a fase final, além de um sétimo clube por índice técnico. O Grupo A tem Campo Mourão, Astorga e Goioerê - Campo Mourão foi campeão do primeiro triangular; enquanto o B tem FAG/COC/Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Palmas e Pinhão.
Hoje a ALB joga às 18 horas contra o Titãs, e na sequência entram em quadra Inesul e São José. Amanhã jogam Titãs x Inesul (16h) e São José x ALB (18h). E no domingo, Inesul x ALB (8h30) e São José x Titãs (10h30). O técnico Gringo, da ALB, diz que tem time para ''vencer as duas equipes de Curitiba (na verdade são da região metropolitana) e classificar para a fase decisiva''.
''Fomos muito bem no Campeonato da Liga Metropolitana, vencendo todos os times até agora por diferença de 30 pontos'', ressaltou Gringo. Seu time terá em quadra os armadores Renatinho, Betinho e Charles, os alas Azevedo (ex-Inesul), José Roberto, Gustavo 'Table', Lincoln e Camilo, além dos pivôs Bruno, Márcio, Luiz e Lucas.
Já a Inesul manteve o mesmo time do Nacional, com os pivôs Léo, Nailson, João Paulo (que decidiu retonar às quadras) e Paulo Arns; os alas Guto, Robson, Douglas Nathan, Léo Quadrado, Zé Haas e Célio Jr., além do armador Dênis. ''Com esse elenco, o nosso objetivo nesse Paranaense é sermos campeões'', avisou o presidente do clube, Paulo Chanan.

mockup