Indy tem etapa na mesma pista da F-1
PUBLICAÇÃO
sábado, 24 de agosto de 2002
Reportagem Local 
Uma curiosidade marca a 13 etapa da Fórmula Indy/CART, que acontece hoje: uma pista familiar para quem acompanha a Fórmula 1, o circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, no Canadá. Será a primeira vez que muitos dos pilotos andarão na pista, mas alguns como Michael Andretti e Christian Fittipaldi, que já correram na F-1, terão vantagem por conhecerem o traçado. Outro piloto que espera aproveitar a experiência é o canadense Patrick Carpentier, vice-líder do campeonato e que correu muito no circuito por categorias menores. O líder da temporada é o brasileiro Cristiano da Matta, da equipe Newman-Haas.
A corrida começa às 15 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal 363 da Directv. A Rede Record mostra um VT as 18 horas.
Essa é a primeira vez na história do automobilismo mundial que a Indy e a F-1 correm em um mesmo circuito e no mesmo ano. Mas as coincidências acabam aí. Se colocados lado a lado, os carros de Fórmula 1 deixam muito para trás os da Indy. Nos circuitos mistos, os carros da Cart perdem em velocidade para os da F-1. Embora com mais potência por causa de seus motores turbo, esses monopostos são mais pesados do que os da F-1 cerca de 200 quilos. Além disso, não contam com pneus tão macios como os da F-1, que asseguram mais velocidade nos treinos.
O tempo de Cristiano da Matta na sexta-feira não faz sombra ao de Juan Pablo Montoya, pole do GP do Canadá da F-1 este ano. O brasileiro registrou 1min19s465; o colombiano cravou 1min12s836. Uma diferença próxima de oito segundos. Além de passar longe do tempo de Montoya, o tempo de Cristiano da Matta não assustaria nem mesmo o último carro do grid da Fórmula 1, que foi do malaio Alex Yoong, com 1min17s347. O mineiro não conseguiria participar da prova de F-1 porque seu tempo ultrapassaria o limite de 107% (1min17s934) em relação ao do pole.
Se comparado com o tempo de Montoya, o carro de Da Matta foi cerca de 20 km/h mais lento, na média horária da melhor volta: o brasileiro da Newman-Haas marcou 197,508 km/h; o colombiano da Williams, 215,547 km/h.


