Indianápolis - O autódromo de Indianápolis se prepara para receber hoje, dia da 86ª edição das 500 Milhas, entre 350 mil e 400 mil pessoas. Uma multidão que vem de todas as partes dos Estados Unidos e tem os mesmos hábitos. Adora corrida, comida e bebida. Tanta gente mobiliza um batalhão de policiais, bombeiros, médicos, paramédicos, seguranças, enfim pessoas com a missão de evitar que os transtornos sejam os menores possíveis. A corrida será disputada a partir das 13 horas (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo do canal SporTV.
Dentro da pista, a maior expectativa, onde o menor descuido pode ser fatal. Para os brasileiros, a grande chance de conquistar mais uma vitória, uma vez que no ano passado o vencedor foi Hélio Castro Neves, seguido Gil de Ferran, ambos pilotos da Penske. Este ano, quatro pilotos ficaram entre os seis primeiros. A pole é do mineiro Bruno Junqueira, seguido do norte-americano Robbie Buhl e do paranaense Raul Boesel (nas 500 Milhas os carros largam de três em três em cada fila). Na segunda vêm o paulista Felipe Giaffone, o baiano Tony Kanaan e o veterano norte-americano Eddie Cheever. A dupla da Penske, Hélio Castro Neves e Gil de Ferran saem, respectivamente, em 13º e 14º, enquanto Airton Daré larga em 30º lugar.
Depois da surpreendente vitória nas 500 milhas de Indianápolis ano passado, o brasileiro Helio Castro Neves estabeleceu uma nova tradição ao escalar a cerca que margeia a pista para saudar o público, o que tentará fazer novamente hoje.
Por sua espontaneidade ao expressar as emoções, Helinho tornou-se favorito da torcida americana e, especialmente, da de Indianápolis.
‘‘Quando menino sonhava em usar um capacete vermelho e branco da Penske e dirigir como Rick Mears ou Emerson Fittipaldi’’, disse Helinho. ‘‘Hoje corro para esta equipe e isso é fantástico’’, afirmou.
O paranaense Raul Boesel, que vinha competindo na Stock Car brasileira não imaginava que estaria em Indianápolis, até que surgiu a chance. O norte-americano P. J. Jones sofreu acidente em um treino e está fora da temporada. Boesel foi contratado para disputar não só a prova de hoje como o restante do campeonato da IRL. ‘‘Agora é trabalhar duro e tratar de aproveitar’’, disse o experiente piloto.

mockup