Igor Tofalini disputa a Copa Brasil de Paracanoagem na capital
Medalhista paralímpico vai participara da competição que será realizada entre 7 e 9 de março
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de março de 2025
Medalhista paralímpico vai participara da competição que será realizada entre 7 e 9 de março
Reportagem local

A temporada 2025 vai começar de maneira oficial no próximo fim de semana para Igor Tofalini. O canoísta, que alcançou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, embarca nesta quinta-feira (6) para Curitiba, onde disputa a Copa Brasil de Paracanoagem, que será realizada de 7 a 9 de março.
Tofalini encara a competição nacional como uma oportunidade para medir o desempenho individual, já que a medalha paralímpica conquistada em 2024 garantiu classificação para os campeonatos internacionais de 2025. Pela Seleção Brasileira de Paracanoagem, ele disputa a Copa do Mundo, que será em maio, na Polônia, e o Campeonato Mundial, que será em agosto, na Itália.
“Para mim vai ser muito importante. A participação na Copa Brasil é mais por questão de uma avaliação técnica. Esse parâmetro é muito importante para o nosso técnico Gelson Moreira e para o nosso preparador físico Vitor Loni. Com base no rendimento que vamos alcançar, teremos uma avaliação para ajustar o nível dos treinamentos, de olho nas competições internacionais”, analisa Tofalini, que já conquistou o título da Copa Brasil de Paracanoagem cinco vezes.
Igor Tofalini está inserido na categoria VL2, que prevê competidores com mobilidade de braços e tronco no comando de uma canoa do tipo Va'a. Ex-peão profissional, ele passou a viver sobre a cadeira de rodas após um acidente em um rodeio, em 2011. Em 2012, ele conheceu a canoagem e se tornou uma referência da modalidade em todo o planeta. No currículo, ele soma duas medalhas de ouro em mundiais, nos anos de 2018 e 2022.
Integrante da Seleção Brasileira desde 2016, Tofalini é atleta da equipe Rema Londrina/ Iate Clube de Londrina/ FEL. Ele é contemplado do Programa Bolsa Atleta, do governo federal, Geração Olímpica e Paralímpica, do governo estadual, além de ter patrocínio e apoio da Loterias Caixa e da Tatanka Clothes. (Com assessoria)

