Cam­peão pa­ra­naen­se pe­lo Lon­dri­na em 1992 e ter­cei­ro co­lo­ca­do no Mun­dial Sub-20 de 1989 com a se­le­ção bra­si­lei­ra, o ex-za­guei­ro Sou­za vi­ve uma re­clu­são na Co­reia do Sul. Há cin­co ­anos, ele par­tiu pa­ra o ­país orien­tal pa­ra trei­nar os ti­mes in­fan­til e ju­ve­nil de uma es­co­li­nha de fu­te­bol e por lá fi­cou. De fé­rias em Lon­dri­na, ele con­ta que de­se­ja vol­tar pa­ra o Bra­sil pa­ra tra­ba­lhar co­mo trei­na­dor em al­gu­ma ca­te­go­ria de ba­se e so­nha com um re­tor­no ao Tu­ba­rão.
  ‘‘Ti­ve ­três pas­sa­gens pe­lo Lon­dri­na e não que­ro apa­gar o meu pas­sa­do. A gen­te guar­da um ca­ri­nho mui­to gran­de pe­lo clu­be que nos lan­çou. O Lon­dri­na é es­pe­cial. A ale­gria de ser cam­peão é al­go es­pe­cial e no Lon­dri­na con­se­gui ­isso’’, afir­mou o ex-za­guei­ro.
  Sou­za foi re­ve­la­do pe­lo Lon­dri­na, era ti­tu­lar na úl­ti­ma con­quis­ta im­por­tan­te do clu­be, o Es­ta­dual de 92. No ano se­guin­te, foi pa­ra a Por­tu­gue­sa de Den­ner. De­pois, ro­dou o Bra­sil até vol­tar ao Tu­ba­rão no fim da dé­ca­da de 90. Em 2005, re­tor­nou ao clu­be co­mo au­xi­liar téc­ni­co.
  O ex-jo­ga­dor vol­ta na me­ta­de de no­vem­bro pa­ra a Co­reia do Sul. Ele se rea­pre­sen­ta ao seu clu­be, o Ra­vens, mas vis­lum­bra a ida pa­ra al­gum ti­me pro­fis­sio­nal, pa­ra tra­ba­lhar na ba­se. Ca­so não con­si­ga, de­ve vol­tar ao Bra­sil. ‘‘Te­nho ­duas pro­pos­tas ­aqui do Bra­sil, que es­tou es­tu­dan­do. Va­mos ­ver’’, con­cluiu.

● É um país da Ásia Oriental, localizado na parte sul da Península da Coreia. Sua única fronteira terrestre é com a Coreia do Norte, com a qual formou apenas um país até 1945

● No futebol, zagueiro, beque ou defesa central é o jogador que ocupa a posição entre a linha média e o gol. É a principal posição da linha de defesa, marcando os atacantes


O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.

mockup