Ida de Bortoleto à F-1 inspira jovens kartistas
Principais nomes do esporte nacional competem em Londrina e revelam novo ânimo com piloto brasileiro na Fórmula 1 em 2026
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Principais nomes do esporte nacional competem em Londrina e revelam novo ânimo com piloto brasileiro na Fórmula 1 em 2026
Lucio Flávio Cruz

O 59º Campeonato Brasileiro de Kart trouxe esta semana a Londrina mais de 180 pilotos, entre eles alguns dos mais promissores talentos do automobilismo brasileiro. São jovens kartistas que estão trilhando o difícil caminho para se tornarem profissionais e manterem a tradição do Brasil de sempre revelar grandes pilotos em nível mundial.
A nova geração do automobilismo nacional ganhou uma motivação extra com a entrada de Gabriel Bortoleto, 20 anos,no grid da Fórmula 1 no ano que vem. Depois de sete anos - o último brasileiro a dirigir na categoria foi Felipe Massa, em 2017 -, o Brasil volta a ter um piloto titular na principal categoria do automobilismo mundial. Bortoleto foi confirmado como piloto da Sauber.

"Não deixa de ser um incentivo sabermos que um brasileiro chegou na elite do nosso esporte", comenta o mineiro Lucas Moura, 15 anos. Nascido em Belo Horizonte, o piloto se apaixonou pelo kart em 2017, ao andar em pistas indoor. De lá para cá, disputou as principais competições regionais e nacionais do Brasil.

Em 2023, foi indicado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para representar o país no Troféu Academy, organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), e este ano esteve no Mundial, na Inglaterra.

"Esta experiência internacional foi muito importante porque o nível é muito diferente, bem mais competitivo e difícil", frisa o piloto, que foi campeão brasileiro em 2023 na categoria júnior.
O catarinense Enzo Nienkotter, 15 anos, herdou do berço a paixão pelas corridas. O pai, Leonardo Nienkotter, foi tricampeão sul-americano de kart e correu também de fórmula na Europa.

Fã do britânico Lando Norris, piloto da McLaren, Enzo sonha em ser um piloto profissional e viver de automobilismo, mas sabe que o caminho é longo e difícil. "Chega um momento que para seguir a carreira você tem que ir para a Europa e aí é preciso ter muito dinheiro para bancar. Complicado conseguir sem bons patrocinadores", aponta.
Leonardo Nienkotter sabe bem as dificuldades que o filho terá para realizar o sonho. "Uma temporada na Fórmula 4, que é a porta de entrada na Europa, custa entre 400 e 500 mil euros. Para um piloto brasileiro chegar no topo precisa ter talento, sorte e muito dinheiro", ressalta.
Aos 12 anos, Theo Salomão já é tricampeão Brasileiro de Kart e disputa as categorias OK Júnior e Júnior em Londrina. Morador de Goiânia, o garoto foi incentivado pelo pai e pelo avô para fazer uma aula experimental de kart e se apaixonou pelo automobilismo. Este ano representou o Brasil no FIA Motorsport Games, na Espanha.

Fã do tricampeão de Fórmula 1, o holandês Max Verstappen, Salomão se define como um piloto frio e calculista. "Gosto da agressividade do Verstappen. Procuro ser o mais frio possível na pista. Recentemente tive problemas na tomada de tempo em uma corrida e saí em último lugar. Tivemos paciência, deu tudo certo e ganhei a corrida", lembra.
O piloto goiano pretende continuar mais alguns anos no kart e depois seguir para as categorias de fórmula. "Tenho um apoio grande da família e o meu objetivo é seguir no automobilismo profissional."
Logo no seu primeiro ano competindo, Gabriel Koenigkan foi campeão brasileiro na categoria mirim, em 2017. Este ano, o piloto de Brasília venceu o Regional Cup Brasil e a Copa Brasil de kart, na categoria graduados.
Não deixa de ser um incentivo sabermos que um brasileiro chegou na elite do nosso esporte
Lucas Moura - piloto
"Comecei a pilotar com oito anos depois de um convite do pai de um amigo. No ano que vem a minha meta é começar a andar de Turismo. Não sou muito fã das categorias de fórmula. Prefiro os carros de turismo e protótipos e é este o caminho que pretendo seguir", revela o piloto de 15 anos.
O Campeonato Brasileiro de Kart prossegue até sábado (16) no Kartódromo Luigi Borghesi com disputa em 12 categorias: Mini 2, Júnior Menor, Júnior, Sprinter, Sênior AM, Graduados, Sênior Pró, Ok, Okj, Super sênior, Super Sênior Master e Sênior +60. A entrada é gratuita e as competições podem ser vistas, também, ao vivo pelo canal no YouTube:
Confira a programação:



