Sem o Londrina – que ficou em 10º lugar na primeira fase -, oito times disputaram neste fim de semana os jogos de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. Saíram na frente na briga por uma vaga na semifinal Athletico, FC Cascavel, Operário e Cianorte. As partidas de volta estão programadas para os dias 11 e 12 de março, sábado e domingo.

Principal candidato ao título, o Furacão – que tinha dez vitórias e um empate na competição – confirmou o favoritismo no sábado (4) e goleou o São Joseense, no estádio Pinhão, por 5 a 2. Os gols do Rubro-Negro paranaense foram marcados por Khellven, Zé Ivaldo, Pablo, Vitor Bueno e Vitor Roque. Do lado do time de São José dos Pinhais, descontaram Ricardinho e Wellissol.

Com a larga vantagem, o Athletico pode até perder por dois gols de diferença na Arena da Baixada que mesmo assim avança. “Os jogadores procuraram fazer o que treinamos e temos como ideia. Isso é bom nesse processo. Um jogo difícil pelo calor, campo e uma equipe qualificada”, avaliou o técnico Paulo Turra, em entrevista coletiva.

ALERTA LIGADO

Já o Coritiba não teve a mesma sorte e levou 3 a 1 do FC Cascavel jogando no Olímpico Regional, na tarde deste domingo (5). O Coxa bateu cabeça no setor defensivo para a alegria e rapidez de Lucas Coelho, que marcou duas vezes, e Robinho. Robson fez o gol solitário da equipe da Capital. No próximo fim de semana, o Coritiba precisa superar o adversário por três gols ou mais de saldo. O gol como visitante não é levando em conta como critério de desempate.

Se vencer por diferença de apenas dois gols no Couto Pereira levará a decisão para os pênaltis. “Evidente que não entramos da melhor forma. Viemos com o intuito de ganhar. É analisar e cobrar o que deve ser cobrado. Se vocês verem meu histórico, é difícil minhas equipes levarem três gols, quem dirá seis em dois jogos. Nessa perspectiva, não podemos só olhar para a linha defensiva e não podemos sofrer tantas finalizações”, afirmou o técnico António Oliveira à imprensa após o apito final. Na última rodada da primeira fase, a equipe perdeu por 3 a 0 para o Operário.

GOL NO FIM

O confronto mais equilibrado desta fase foi entre o Aruko e o Fantasma, no estádio Willie Davids. O time da Cidade Canção abriu o placar no segundo tempo com Tales, mas levou o empate dois minutos depois com Vinicíus Mingotti. Na reta final, os donos da casa ainda tiveram dois jogadores expulsos, o que facilitou a vida do Fantasma, que aproveitou a vantagem em campo e aos 54 minutos garantiu a vitória por 2 a 1 com gol de Bruno Índio.

A volta será no Germano Krüger. O Operário joga pela igualdade, enquanto que o Aruko vai precisar vencer por dois gols de diferença para continuar sonhando com a taça.

Fechando as quartas de final, na noite deste domingo, o Cianorte fez o dever de casa no Albino Turbay e saiu com uma magra vantagem para a volta. O Leão do Vale levou a melhor sobre o Maringá por 1 a 0. O único gol do jogo foi de Raul, nos primeiros minutos da etapa inicial.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.