Depois de fazer história no basquete paranaense de 1999 a 2001 com uma equipe feminina de alto rendimento que chegou ao vice-campeonato Brasileiro, a ex-atleta Hortência volta ao Estado para uma nova parceria, desta vez com a Federação Paranaense de Basquetebol (FPRB). Ela deve dar continuidade aos projetos sociais iniciados no Paraná há alguns anos. O novo processo deve tomar impulso a partir de fevereiro, quando Hortência chega ao Estado para coordenar a base do esporte.
Segundo Amarildo Rosa, aclamado ontem como presidente da FPRB para um segundo mandato por mais quatro anos, a indicação de Hortência como presidente de honra da entidade dará um novo ânimo ao trabalho que já vem sendo realizado e que deve atingir cerca de sete mil jovens de 10 a 17 anos, de ambos os sexos, de Curitiba e mais cinco municipios da Região Metropolitana e também cidades-pólo do estado.
''Não estamos pensando em formar uma equipe nos moldes da que já tivemos. Dessa vez ela será formada com atletas dessas categorias de base, principalmente para a disputa de campeonatos Sub-17, que será, em um primeiro momento, o público a ser atingido'', disse.
Uma das novidades da próxima gestão é a criação de novos diretores-técnicos para o Interior: Hamilton de Souza Azevedo, de Londrina, e Alceu Martins, de Cascavel. ''Queremos ampliar mais o projeto social e também a formação de equipes masculinas e femininas para representar o nosso Estado'', afirmou.
Essas equipes, segundo Amarildo, devem ser Londrina e Campo Mourão, para formação de equipes masculinas. Em São José dos Pinhais e Ponta Grossa ficariam localizadas as equipes femininas.
Para esta temporada, será possível, conforme o andamento dos projetos, colocar uma equipe feminina em quadra para a disputa do Campeonato Nacional. As inscrições poderão ser feitas até outubro, para a disputa do torneio que vai de novembro a fevereiro.
Hortência será a responsável pela supervisão das escolas e núcleos e, caso o time feminino saia da prancheta, também terá ingerência na equipe, em uma função de coordenação. ''Mesmo com planos ambiciosos, o mais importante disso tudo é a retomada do projeto com uma proposta maior, social, que já atinge muitos jovens e que podemos agregar valores aos futuros atletas''.

mockup