Hortência torna-se a primeira brasileira no Hall da Fama
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de abril de 2005
Folhapress 
São Paulo - Hortência não aguentava mais guardar o segredo. Na semana passada, ela recebeu a notícia por telefone e ficou ''com as pernas bambas''. Precisava, porém, esperar o anúncio oficial para festejar. Ontem, a ex-jogadora pôde extravasar. O Hall da Fama, principal memorial internacional do basquete, divulgou os nomes dos atletas e técnicos que entram em 2005 para o acervo de imortais.
Hortência de Fátima Marcari, 46, está no grupo. É a primeira brasileira a conseguir um lugar na instituição. ''Quando me avisaram, na semana passada, fiquei tremendo. Pediram para eu esperar a divulgação antes de espalhar a notícia. Agora posso morrer em paz, estou eternizada. Recebi o Oscar do basquete'', afirmou a ex-atleta, campeã mundial com a seleção brasileira em 1994 e prata na Olimpíada de Atlanta-1996.
Criado em 1968 e localizado em Springfield, no estado de Massachusetts (EUA), o Hall da Fama agrupa 263 personalidades, entre jogadores, técnicos e dirigentes. Aparecer na lista exige paciência. Anualmente, milhares de currículos e biografias são analisados por uma comissão do memorial.
Menos de dez, porém, são integrados aos imortais da casa é preciso ter, no mínimo, aprovação de 18 dos 24 votantes. A própria Hortência já perdeu uma eleição. No ano passado, recebeu uma indicação para integrar o grupo. Acabou fora. ''O pessoal me ligou e avisou que pouca gente consegue entrar na primeira vez. Eu sabia que em 2005 teria minha grande chance.''


