São Caetano do Sul, 07 (AE) - Vários jogadores da seleção brasileira encontraram um adversário mais difícil do que os colombianos na partida de hoje: o sono. Acostumados a jogar à tarde ou à noite, sentiram dificuldade para estar em quadra às 9 horas. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Ary Graça, o horário, que exigiu que o grupo acordasse às 6 horas, foi definido pela Rede Globo, que transmitiu o jogo ao vivo.
O atacante Marcelo Negrão, que joga há 17 anos, diz estar habituado a fazer um trabalho físico pela manhã e atuar à tarde ou à noite. "Apesar de termos simulado jogos pela manhã nos treinos desta semana, admito que foi difícil sair da cama." Para Carlão, o desafio do time foi manter a concentração com a mudança da rotina. O grupo, disse ele, entrou em quadra sonolento. "Mas a torcida acordou a gente."
Para a partida de amanhã, contra a Venezuela, Carlão espera dificuldades caso o time não consiga manter a concentração. "Temos de entrar determinados e sacando bem." Negrão também ressaltou a juventude dos venezuelanos, que, segundo ele, formam uma boa equipe e deverão dar mais trabalho do que a Colômbia.
Mãe - Seja em Itumbiara (MG) ou em Novo Hamburgo (RS), a primeira partida como titular da seleção masculina de vôlei, sob os olhos da torcida brasileira, é motivo de orgulho na família de um jogador. Separadas por milhares de quilômetros, as mães do meio-de-rede André e do ponta Dante tiveram a mesma idéia para guardar uma recordação do momento especial dos filhos. "Conversei com a minha mãe, em Itumbiara, e ela disse que gravou a partida em vídeo", disse Dante. André conta que a sua fez o mesmo em Novo Hamburgo.
Dante jogou como titular no Campeonato Sul-Americano, mas foi a primeira vez que começou jogando para a torcida brasileira. "Fiquei um pouco ansioso depois de ter cometido erros nas minhas duas primeiras bolas, mas me acalmei quando o Marcelinho disse que o terceiro ataque seria meu e eu acertei", conta.
André também não escondeu a satisfação com a estréia. Com uma apresentação regular, revezou-se algumas vezes com Gustavo durante o jogo.