Hoje é dia de fazer força em Londrina
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de abril de 2003
Reportagem Local 
Hoje é dia de fazer força. Muita força. A Água Doce Cachaçaria (Avenida Santos Dumont) sedia a partir das 15 horas o 1º Power Arms de Luta de Braço. Mais de 60 atletas de todo o Brasil já confirmaram presença. Entre eles o tricampeão brasileiro Márcio Meneghetti, o pentacampeão sul-brasileiro Márcio Baggio e Flori Dutra Jr., terceiro colocado no Mundial disputado em Alexandria, no Egito, no ano passado.
Vários atletas de outras modalidades também confirmaram presença como: Jurandir Saldanha, campeão paranaense de culturismo 2002, Bráulio Mendes, campeão paulista estreante de culturismo, e Ricardo França, vice-campeão paranaense de culturismo e árbitro formado pela federação paulista de Luta de Braço, que estarão participando do 1º Curso de Musculação Competitiva realizado no mesmo período.
O Power Arms será disputado nas categorias Estreante: até 60, 70, 80, 90, e acima de 90 quilos; Braço Esquerdo: até 70, 85 e acima de 85 quilos; Senior: até 60, 70, 80, 90, e acima de 90 quilos e Feminino até 55 e acima de 55 quilos. A pesagem dos atletas será feita no local das 10 às 14 horas.
A disputa abre o calendário londrinense desse esporte. Londrina é um dos principais pólos de luta de braço do Brasil, possuindo lutadores de expressão nacional e internacional.
Atualmente o Brasil é o primeiro no ranking feminino e segundo no masculino. Rússia e EUA também possuem fortes equipes, geralmente estando entre os quatro melhores do mundo.
A Luta de Braço tornou-se um esporte oficial internacionalmente em 1967 quando foi fundada a W.A.F (World Armwrestling Federation), federação esta que hoje tem cerca de 117 países filiados. No Brasil a Luta de Braço tornou-se oficial em 1977 e desde então participa de todos os campeonatos mundiais sendo os três últimos realizados nos EUA-2000, Itália-2001 e Egito-2002.


