São Paulo, 27 (AE) - O campeão geral do Torneio de Verão-2000 do Clube Hípico de Santo Amaro não saiu da prova de 1 40 m - isto porque a série principal só foi disputada em duas das quatro etapas da competição. Mas o torneio recebeu 823 inscrições, registrando um aumento do interesse em provas mais fracas, com obstáculos mais baixos, menos exigentes com cavalos e competidores.
"Tem aumentado muito a participação na base do hipismo, o que cresce é o número de inscritos nas provas das séries mais fracas", afirmou o presidente da Federação Paulista de Hipismo, Roberto Paim da Luz. O dirigente acha que o interesse pelo hipismo cresce em função dos bons resultados internacionais do Brasil, embora o desenvolvimento do esporte ainda dependa de mais insvestimentos em cavalos.
Cláudio Souza Guedes, montando Hindochine, foi o campeão geral da categoria Seniors, somando 81,50 pontos. O campeão nas duas etapas de 1,40 m do Torneio de Verão foi Nonbonobobob, montando Nonononono. CCE - O mineiro Anderson Labertucci, montando Nutreal Lise, foi o campeão do Circuito Banco Rural de Concurso Completo de Equitação (CCE), categoria duas estrelas, no Centro Hípico Júnia Rabello, em Lagoa Santa (MG).
Os segundos e terceiros lugares ficaram com os conjuntos de Araraquara, São Paulo, Roberto Carvalho/HC Fricote e Fábio Dragone/AJ King. Esta foi uma das provas qualificatórias para definir os seis conjuntos que representarão o Brasil na Olimpíada de Sydney, em setembro.