A vitória emocionante da seleção brasileira masculina de basquete sobre os Estados Unidos nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987, será relembrada amanhã, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. Alguns dos heróis daquela conquista (vitória por 120 a 115), como o ala Marcel e o armador Guerrinha, disputarão uma partida festiva contra a equipe de veteranos de Curitiba, no Ginásio Joval de Paula Souza, às 15 horas, em Araucária.
Os portões estarão abertos a partir das 13 horas para um jogo preliminar, entre as seleções de masters de Araucária e de Curitiba. O encontro histórico que ocorrerá logo a seguir colocará novamente juntos em quadra os jogadores Marcel, Pipoka, Maury, Israel, Gerson, Guerrinha, Cadum, Silvio Malvezi, André, além do pivô Rolando, que é de Curitiba. A principal estrela daquela inesquecível partida de 1987, o ala Oscar Schmidt, não confirmou presença.
De acordo com o promotor do jogo festivo, Paulo Chanan, presidente do Inesul/Londrina, o encontro será importante porque reunirá ''pela primeira vez'' a maioria dos atletas que participaram daquela conquista. ''Eles não jogam juntos há 20 anos, embora alguns se encontrem em partidas do Campeonato Nacional de Basquete'', comentou Chanan. São os casos de Guerrinha, atual técnico do Rio Claro-SP, de Cadum, que trabalha no Universo/Brasília, e de Pipoka, que jogou pelo time brasiliense até o início do ano.
O evento foi idealizado, segundo Chanan, não só para marcar os 20 anos da conquista do Pan, mas também como uma forma de presentear a cidade de Araucária, onde o Inesul adquiriu recentemente a Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (Faneesp). (Reportagem Local)

mockup