Hélio Rubens volta a cruzar caminho de Franca
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de março de 2000
São Paulo, 30 (AE) - O técnico Hélio Rubens Garcia, do Vasco e da seleção brasileira, vai voltar a jogar contra o Marathon/Franca, pela segunda vez na temporada desde que deixou a cidade, no fim do Campeonato Paulista. A partida vale pela semifinal da Liga Sul-Americana e Franca precisa vencer o Vasco, às 21h30 (com PSN), para continuar com chances de passar à final do torneio. Hélio, de 59 anos, que foi dirigir o Vasco, depois de nascer na cidade e ser jogador e técnico de Franca, não teme ser mal recebido.
Pelo menos quando voltou a Franca para dirigir o Vasco pelo Campeonato Nacional, Hélio foi bem recebido. "Quando anunciaram o time fui aplaudido pelo público, que parece reconhecer o que fiz pela cidade", comentou o técnico. "Me emocionou muito jogar contra tudo o que construí, contra o que fiz e realizei, um sentimento estranho." Mas sábado, Hélio quer a vitória e colocar o Vasco na final da Liga Sul-Americana, um título que o time do Rio perdeu, no ano passado, para a própria equipe francana, então sob o seu comando.
Franca perdeu a primeira partida por 82 a 57 e o Vasco saiu na frente na série melhor-de-três por 1 a 0. Agora, Franca precisa de uma vitória para empatar o playoff e provocar o terceiro jogo
na segunda-feira.
O técnico Daniel Waffty, que era o assistente de Hélio Rubens e assumiu o comando do time há dois meses, disse que vai tentar resgatar nos seus jogadores justamente o "espírito de equipe, de superação e vencedor", que sempre foi a filosofia de Franca, adotada pelo ex-técnico. "Acho que essa expectativa de jogar contra o Hélio, de ter de ganhar do time do Hélio acabou atrapalhando um pouco a atuação do time no Rio, na primeira partida da Liga Sul-Americana", avalia Daniel, que vai escalar Waltinho, Chuí, Jorginho, Jajá e Antony Douglas. O treinador quer jogadores "vibrantes em quadra e aplicando uma defesa forte".
Como essa é a filosofia deixada por Hélio Rubens, ele sabe que o Vasco também estará jogando com essas mesmas características, agora que o técnico está do outro lado. " Temos confiança que tudo vai ficar muito parelho."
Rodada - A segunda rodada do returno do Campeonato Nacional de Basquete Masculino terá apenas um jogo amanhã, entre o Flamengo/Petrobrás e o Vasco/Barueri (time que também tem o patrocínio da equipe carioca), às 19h15, no ginásio do Tijuca, com transmissão ao vivo do SporTV. O Flamengo ocupa a segunda posição no Nacional com 24 pontos (10 vitórias e 4 derrotas), mas perdeu os últimos dois jogos, para o Botafogo e o AGF/Casa Branca. O time paulista ocupa a décima posição com 21 pontos (7 vitórias e 7 derrotas) e precisa de um resultado positivo para continuar na briga por uma vaga nas quartas-de-final.