Quatro pilotos disputam hoje a liderança do Campeonato da Fórmula Indy no GP de Vancouver, 14 etapa da temporada 2001. Os três primeiros colocados Hélio Castro Neves, da equipe Penske, com 110 pontos; Kenny Brack, da Rahal, com 105; e Gil de Ferran, da Penske, com 99 estão separados por apenas onze pontos. E o norte-americano Michael Andretti, da Green/Motorola, com 89, quarto colocado, também tem chances de assumir o primeiro lugar na pontuação. Helinho, Gil e Andretti, que possuem melhor acerto e equipamento para os circuitos mistos e de rua, têm como único objetivo vencer a prova, já que as duas corridas seguintes (Alemanha e Inglaterra) serão disputadas em pistas ovais, onde o Lola-Ford de Brack costuma render melhor. Ou seja, para que continuem com boas possibilidades na briga pelo título, é preciso que os três marquem o máximo de pontos.
Existe a previsão de chuva para a prova de hoje. A corrida será disputada às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Record e do canal 363 da Directv.
Hélio Catro Neves, considera a pista de 2.899 metros de Vancouver muito desafiadora. ''É um circuito exigente, onde as ultrapassagens são complicadas, como em qualquer outra pista de rua. Um pequeno erro é suficiente para acabar com a sua corrida e esta costuma ser uma prova de sobreviventes. O traçado é bastante ondulado e é difícil conseguir a volta ideal'', comenta.
O brasileiro confia no próprio retrospecto para continuar na briga pelo título: este ano, além de vencer as provas de Long Beach, Detroit e Mid-Ohio, ele marcou pontos em cinco das últimas seis corridas e ainda foi o vencedor das 500 milhas de Indianápolis, que não fazem parte do calendário. ''Acredito que teremos um fim de semana bastante positivo'', completou.
O recordista de vitórias na prova de Vancouver é o norte-americano Al Unser Jr., que venceu quatro vezes: 1990, 93, 94 e 95. O único piloto brasileiro que ganhou a corrida canadense foi Maurício Gugelmin, da PacWest, em 1997. Além de Gugelmin, outros três competidores que ainda permanecem na categoria já ganharam nas ruas de Vancouver: Michael Andretti (1991, 92 e 96), Dario Franchitti (1998) e Paul Tracy (2000). No ano passado, a vitória de Tracy foi indiscutível. A equipe Green acabou dominando o final de semana e fez a dobradinha, com Dario Franchitti em segundo. Adrian Fernandez foi o terceiro e Christian Fittipaldi foi o melhor entre os brasileiros, em quarto.