Helinho desafia hegemonia de parceiro em São Paulo
PUBLICAÇÃO
sábado, 04 de maio de 2013
Das Agências 
São Paulo - Líder do campeonato da Fórmula Indy neste ano, Hélio Castro Neves espera capitalizar o bom momento que vive na categoria norte-americana para acabar com a hegemonia de seu companheiro de Penske, o australiano Will Power, na etapa de São Paulo - Power venceu as três edições já disputadas na cidade. A corrida no circuito de rua montado na região do Anhembi tem largada prevista para as 12h30, com transmissão da TV Bandeirantes.
"Meu objetivo neste final de semana é parar o Will Power e realizar o sonho de todos os brasileiros, que é vencer aqui em São Paulo. Mas se eu não conseguir isso, quero pelo menos conseguir me manter na ponta do campeonato", afirmou o piloto brasileiro.
Apesar de estar em primeiro no campeonato - tem 99 pontos, seis a mais que Takuma Sato, o vice-líder -, Castro Neves disse que não se considera favorito para a corrida. "Na Indy a competição é muito grande e é complicado apontar um favorito. Mas como meu companheiro venceu as três corridas que já foram disputadas aqui, acredito que ele é um nome forte", afirmou Castro Neves, que ainda não venceu nenhuma das três etapas já realizadas em 2013.
"O importante é pegar este bom momento que estou vivendo e tentar aproveitar, criar forças e tentar ser ofensivo. Tenho uma rivalidade com o Will, mas é uma rivalidade saudável, nada como a gente vê em outras categorias. Nós dividimos o acerto dos carros, discutimos as coisas juntos, mas obviamente que meu objetivo é ficar na frente dele", afirmou Castro Neves, que terá a companhia de outros dois brasileiros na prova deste domingo: Tony Kanaan e Bia Figueiredo.
Traçado
Depois dos problemas na reta principal do traçado no primeiro ano da prova em São Paulo, em 2010, a pista foi recapeada e ganhou elogios dos pilotos nos últimos anos. Apesar disso, o traçado terá novidades para este ano. Mas com o intuito de proporcionar mais ultrapassagens.
"A maior mudança que fizemos foi que mudamos as zebras nas curvas 1 e 2 um pouco para o lado direito dos pilotos", explicou Tony Cotman, responsável pelo projeto nas ruas de São Paulo.
De acordo com o projetista, a curva 2 agora está aproximadamente 3 metros mais ampla, o que possibilitará que mais de um carro chegue ao local após a Reta do Sambódromo e a Curva do Samba, como são conhecidas. "Além de alargarmos a curva, nós ainda baixamos um pouco a zebra neste local para que ela fique ainda mais veloz", completou Cotman.


