Helinho brilha na pista de Nazareth
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 24 de abril de 1998
José Emílio Aguiar Agência Estado 
DivulgaçãoCristiano da Matta, da Indy Lights, conversa com Tony Kanaan Valeram as dicas de Émerson Fittipaldi. O estreante Hélio Castro Neves brilhou nos treinos livres para o GP de Nazareth e marcou o melhor tempo, 18s888, à média de 290,110 km/h. Helinho aproveitou os conselhos do empresário, vencedor da corrida em 89, 90 e 95, e ficou a apenas 57 milésimos de segundo do recorde oficial de Paul Tracy, 18s831.
Hoje, no único treino válido para o grid de largada, Helinho tenta a primeira pole da carreira na categoria. Seria um grande feito para o vice-campeão de Indy Lights, de 22 anos, que faz sua quarta corrida na Indy - a primeira num oval de 1.609 metros. Ao descer do Reynard-Mercedes, ele apressou-se em ligar para Émerson, que se recupera no Jackson Memorial Hospital de uma nova cirurgia na coluna.
Émerson foi operado pela terceira vez pelo cirurgião Barth Green e enxertou partes de um osso retiradas do seu próprio corpo para apressar a recuperação da segunda vértebra lombar, quebrada num acidente de ultraleve em setembro.
Helinho deverá ter pelo menos quatro grandes adversários na briga pela pole. Christian Fittipaldi (terceiro ontem), Michael Andretti e Paul Tracy, que dominaram a sessão da manhã, e Greg Moore, seu principal adversário à tarde. Christian e Michael andaram tão rápido no primeiro treino que preferiram acertar o Swift-Ford já para a corrida. O outro estreante, Tony Kanaan, marcou o décimo tempo.
Com o mesmo carro e motor de Helinho e Moore, Maurício Gugelmin espera também brigar pela pole hoje. O brasileiro fez o quarto tempo e comemorou a volta ao grupo da frente. Carro novo, vida nova, disse.
André Ribeiro sofreu um violento acidente e destruiu a Penske-Mercedes titular pela manhã. Com o carro reserva, deu apenas quatro voltas à tarde e ficou em último. A Penske deu um vexame em casa. Roger Penske viu Al Unser Jr. também ficar em antepenúltimo.
Indy Lights Seis brasileiros participariam ontem, em Nazareth, do treinos da Indy Lights, que tem amanhã a terceira etapa: Cristiano da Matta, que é o líder do campeonato, e mais Sérgio Paese, Luiz Garcia Jr., Airton Daré e Felipe Giaffone.


