France PresseFim de brigaJoseph Blatter abraça Lennart Johansson: decepcionado, sueco reconheceu a derrota antes da segunda votaçãoDepois de 24 anos, o brasileiro João Havelange não é mais o presidente da Fifa. O 51º Congresso da entidade elegeu ontem, em Paris, o suíço Joseph Blatter, 62 anos, para comandar a entrada do futebol mundial no terceiro milênio. Havelange, 82 anos, ainda entregará a Copa do Mundo para o presidente francês, Jacques Chirac, que a dará ao time campeão, no dia 12 de julho. Oficialmente, o novo presidente já assumiu.
Blatter, oitavo presidente nos 94 anos da Fifa, mantém no poder uma oligarquia costurada por Havelange a partir de 1974 e que é formada por países das Américas, da África e da Ásia. A Europa, a região mais rica do mundo na economia do futebol, viu a candidatura do sueco Lennart Johansson (presidente da Uefa), 68 anos, desabar quando lhe faltou apoio dos africanos.
Em seu discurso, Johansson criticou a falta de democracia na Fifa. Blatter falou da importância do futebol na formação do homem.
No primeiro escrutínio, era preciso 128 votos (dois terços dos 191 membros com direito a votar). Contrariando as expectativas, o sueco obteve 80 votos, contra 111 de Blatter. Ficou claro que o suíço venceria facilmente na segunda votação, para a qual era preciso maioria simples (96 votos). ‘‘Sinto muito, eu deveria ter parado antes que a segunda votação começasse, mas achei que as regras impunham uma segunda votação. O jogo acabou, e acho que devemos ir almoçar’’, disse Johansson às 14h25 (9h25 em Brasília), reconhecendo a derrota quando a eleição era reiniciada.
A atitude foi aplaudida pelos rivais. Blatter disse então que pretendia reunir a Fifa após a discórdia da campanha eleitoral. Até deixar o salão, horas depois, o sueco ainda parecia perplexo com os votos não vieram:‘‘Estou muito decepcionado’’, disse.
Blatter é funcionário da Fifa há 23 anos e atuava havia 17 anos como secretário-geral. Afável, sorridente (ao contrário de Havelange), Blatter já afirmou que pretende introduzir um novo estilo de administração da Fifa.

mockup