No fim de semana, londrinenses venceram Curitiba e Saudade do Iguaçu
No fim de semana, londrinenses venceram Curitiba e Saudade do Iguaçu | Foto: Clodoaldo Bonete/LHPR

A equipe de handebol da MRV/Unicesumar/Paiquerê FM/Londrina começou com duas vitórias a temporada 2019. No fim de semana, foi realizada em Maringá a primeira etapa do Campeonato Paranaense de handebol masculino adulto da Chave Ouro.

No sábado (13), o time londrinense ganhou do Curitiba por 33 a 20 e, no domingo (14), passou pelo Saudade do Iguaçu por 28 a 24. Apesar de ter treinado apenas duas semanas – a reapresentação da equipe aconteceu em 1º de abril -, o time apresentou um bom desempenho. De acordo com o técnico Giancarlos Ramirez, a base de 2018 foi mantida e isso ajuda na preparação.

“A manutenção do time nos permite iniciar os treinos em outro patamar, já que todos já sabem do planejamento tático, do plano de trabalho e do padrão de jogo. Vamos só encaixando alguns detalhes”, afirmou o treinador.

O elenco conta com 17 jogadores – dez adultos e sete juvenis – e os principais atletas da temporada passada continuam no clube. A principal contratação foi a do pivô venezuelano Noel. Novas contratações devem acontecer apenas com a proximidade do início da Liga Nacional, em agosto.

A principal competição do handebol brasileiro terá um formato diferente em 2019. O torneio será administrado por uma liga formada pelos clubes, enquanto a CBH (Confederação Brasileira de Handebol) ficará responsável apenas pela premiação e arbitragem.

“É o que os clubes sempre quiseram. E esta decisão partiu da própria CBH. A Liga terá franquias e, a partir de 2020, novos interessados terão que pagar por uma franquia para poderem participar”, informou Ramirez.

Será criada uma comissão de clubes fundadores desta “nova Liga Nacional” e, entre eles, estarão Londrina e Maringá. Outros clubes serão Pinheiros, Taubaté, São Caetano, Portuguesa (PE) e São José (SC). A Liga Nacional de 2019 deve ter a participação de dez equipes e será disputada de agosto a dezembro.

Até o início da Liga, o Londrina se concentra na disputa do Paranaense, que tem dez equipes e será jogado em seis etapas. A próxima acontece nos dias 25 e 26 de maio, em Campo Mourão, e o Londrina vai enfrentar Toledo e Cascavel. Os quatro primeiros colocados se classificam para a fase final, que será disputada em Londrina, no dias 9 e 10 de novembro.

Feipe

Após ter o seu projeto inabilitado no primeiro edital do Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos) pela falta de uma planilha de treinos, a equipe já reapresentou o projeto para o segundo edital. O valor previsto para o handebol é de R$ 270 mil para o ano. “Já corrigimos a documentação e agora não teremos mais problemas. Felizmente, este atraso não nos atrapalhou porque temos nossos patrocinadores e utilizamos estes recursos para fazer o pagamento da primeira folha salarial”, garantiu Ramirez.