HANDEBOL - Técnico pretende renovar seleção
Em sua volta à seleção brasileira masculina de handebol, o técnico espanhol Jordi Ribera recebeu da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) a missão de fortalecer o time nacional visando a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Para tanto, o treinador entende que renovar é preciso. Ele, no entanto, descarta mudar 100% o grupo que fracassou na tentativa de levar a seleção à Olimpíada de Londres.
A renovação nunca pode ser completa. É sempre preciso manter uma base de jogadores que já tenham experiência internacional. Não pode ter um grupo novo sem experiência, pois temos três, quatro anos para se chegar aos Jogos do Rio e é pouco tempo para formar estes jogadores, afirmou o treinador.
E, este processo de montagem do novo time brasileiro passa por uma série de visitas que o espanhol pretende fazer para avaliar quem já conhece e descobrir novos talentos. O trabalho de treinador (da seleção) configura muitas atividades e entre elas pretendo estar com os treinadores das equipes, que de alguma forma são responsáveis pelo alto rendimento no Brasil, destaca.
Outro fator importante para o treinador é fortalecer a principal competição da modalidade no Brasil, a Liga Nacional. Seria interessante termos mais clubes para que quando os jogadores terminem as etapas de formação possam seguir vinculados e em atividade, além de buscar mais investimentos para que cada vez tenhamos mais condições para trabalhar.
● Ou andebol, é uma modalidade desportiva criada pelo professor alemão Karl Schelenz, em 1919, quando era praticado apenas por mulheres. É um jogo olímpico oficialmente desde 1972
● Serão realizados no Rio de Janeiro, pela primeira vez na América do Sul, entre 5 e 21 de agosto. Vão ser disputadas 28 modalidades esportivas
O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.





