Imagem ilustrativa da imagem Hamilton vence GP de Portugal e amplia liderança na F1
| Foto: Gabriel Bouys/Pool/AFP

Depois de largar na segunda posição, o inglês Lewis Hamilton, da equipe Mercedes, venceu o Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1, neste domingo (2), disputado no circuito de Portimão (Algarve) e terceira etapa da temporada 2021 da categoria. Hamilton cruzou a linha de chegada seguido pelo holandês Max Verstappen, da Red Bull, e por seu companheiro na equipe alemã, o finlandês Valtteri Bottas, que largou na pole position.

Esta foi a segunda vitória do heptacampeão mundial em 2021 e a de número 97 na sua carreira. Pouco depois da largada, na qual Bottas, Hamilton e Verstappen mantiveram as posições do grid, na volta dois, o finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, cometeu um erro e tocou no carro de seu companheiro de equipe, o italiano Antonio Giovinazzi. O finlandês destruiu a asa dianteira do veículo e abandonou a prova.

Por conta do acidente, o safety car entrou na pista e a relargada foi dada na volta 7. No retorno, Bottas seguiu na ponta e Verstappen superou Hamilton, assumindo o segundo lugar. Mas o holandês não ficou muito tempo nesta posição, pois o atual campeão mundial o ultrapassou quatro voltas depois e assumiu a liderança na 20ª, superando o carro de Bottas que perdia o ritmo.

E o finlandês da Mercedes acabou caindo para terceiro quando Verstappen passou por ele na volta 37 (de 66 no total), logo após as paradas de ambos nos boxes. O inglês seguiu tranquilo na liderança, sobrando na pista e cruzou a linha de chegada sem sustos. Por conta de uma manobra errada, o segundo colocado Verstappen perdeu o ponto extra que tinha conquistado por registrar a volta mais rápida, que acabou ficando com Bottas, com o tempo de 1.19:895.

Já o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, ficou em quarto lugar seguido pelo britânico Lando Norris (McLaren, 5º), o monegasco Charles Leclerc (Ferrari, 6º), o francês Esteban Ocon (Alpine, 7º), o espanhol Fernando Alonso (Alpine, 8º), o australiano Daniel Ricciardo (McLaren, 9º) e o francês Pierre Gasly (AlphaTauri, 10º).

Com a vitória em Portugal, Hamilton lidera o campeonato com 69 pontos, oito a mais que Vertappen, que venceu uma corrida neste ano. A quarta etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 será na próxima semana com o Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Montmeló (perto de Barcelona).