<p>SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A terceira corrida da temporada 2021 da F1 teve vitória de Lewis Hamilton, 36. Neste domingo (2), o heptacampeão mundial largou na segunda posição, mas superou os duelos que teve na pista com o companheiro de Mercedes Valtteri Bottas, 31, e o rival da Red Bull Max Verstappen, 23, para ficar com uma vitória relativamente tranquila da metade para o fim.

</p><p>Hamilton, que liderava o campeonato com um ponto de vantagem para Verstappen, ampliou a diferença para oito pontos (69 a 61).

</p><p>Pela terceira vez no ano, inglês e holandês se alternaram nas duas primeiras posições. Na corrida de abertura, no Bahrein, Hamilton venceu e Verstappen ficou em segundo. As colocações se inverteram na prova seguinte, em Ímola, e voltaram à sequência inicial agora em Portimão.

</p><p>Enquanto isso, Bottas, terceiro colocado neste domingo, e Sergio Pérez, da Red Bull, quarto, até o momento são apenas coadjuvantes da acirrada briga que desenha pelo título entre seus companheiros.

</p><p>Ambos também estão atrás na classificação do jovem Lando Norris, 21. O piloto da McLaren ficou entre os cinco primeiros nas três corridas.

</p><p>A corrida em Portugal foi animada na disputa pelos primeiros lugares. Depois de uma relargada ainda no início, após a entrada do safety car para que a pista fosse limpa após acidente de Kimi Raikkonen, Max Verstappen, em terceiro, ultrapassou Hamilton com bonita manobra por fora e tomou a segunda posição.

</p><p>O inglês deu o troco na sequência e depois levou a melhor na disputa interna contra o então líder Bottas, que havia largado na pole.

</p><p>Mais tarde, quando saiu dos boxes, o finlandês da Mercedes foi pressionando por Verstappen. O holandês, com pneus mais aquecidos, não tomou conhecimento do adversário e depois se consolidou na vice-liderança.

</p><p>A partir disso, as posições iniciais seguiram praticamente como estavam, com exceção da parada tardia de Pérez, que liderava por ter sido o último a fazer o pit-stop, mas caiu para a quarta posição e nela cruzou a linha de chegada.

</p><p>Os pilotos voltam às pistas já no próximo fim de semana. O GP da Espanha, na Catalunha, será disputado no domingo (9).

</p><p>

</p><p>DEZ PRIMEIROS COLOCADOS EM PORTUGAL:

</p><p>

</p><p>1º Lewis Hamilton

</p><p>2º Max Verstappen

</p><p>3º Valtteri Bottas

</p><p>4º Sergio Perez

</p><p>5º Lando Norris

</p><p>6º Charles Leclerc

</p><p>7º Esteban Ocon

</p><p>8º Fernando Alonso

</p><p>9º Daniel Ricciardo

</p><p>10º Pierry Gasly

</p><p>

</p><p>CLASSIFICAÇÃO DA TEMPORADA

</p><p>1º Lewis Hamilton (Mercedes) 69

</p><p>2º Max Verstappen (Red Bull) 61

</p><p>3º Lando Norris (McLaren) 37

</p><p>4º Valtteri Bottas (Mercedes) 32

</p><p>5º Charles Leclerc (Ferrari) 28

</p><p>6º Sergio Perez (Red Bull) 22

</p><p>7º Daniel Ricciardo (McLaren) 16

</p><p>8º Carlos Sainz (Ferrari) 14

</p><p>9º Esteban Ocon (Alpine) 8

</p><p>10° Pierre Gasly (AlphaTauri) 7 </p>